ULTIMAS NOTICIAS DA FIEMG REGIONAL ALTO PARANAIBA

Sistema FIEMG participará da Semana da Pequena Empresa
Evento do Sebrae  passará por seis cidades do interior do estado

O Sistema FIEMG, por meio do Programa de Competitividade Industrial Regional (PCIR), vai participar da “Semana da Pequena Empresa”. O evento é uma realização do Sebrae e entre os dias 17 e 21 de outubro, percorrerá seis cidades mineiras: Araxá, Frutal, Ituiutaba, Patos de Minas, Patrocínio e Uberlândia. Na programação da iniciativa estão seminários, palestras, oficinas, mostra de negócios, apresentação de cases de sucesso e orientações. O foco das ações visa à melhoria da gestão dos pequenos negócios. 


As inscrições para a “Semana da Pequena Empresa” já estão abertas no site do Sebrae e podem ser feitas gratuitamente, dependendo do evento. Mais informações também podem ser obtidas por meio do telefone 0800 570 0800. 

Araxá
A cidade de Araxá receberá a “Semana da Pequena Empresa” entre os dias 19 e 20 de outubro. O evento será realizado no SESC do bairro Vila Santa Terezinha (Rua Dr. Edmar Cunha, 150). Interessados podem ter mais informações através do telefone (34) 3664 7781. 

Frutal
Em Frutal, a “Semana da Pequena Empresa” será realizada no período de 18 a 20 de outubro. O evento ocorrerá no Centro de Eventos Culturais Yara Lins (Av. Juscelino Kubistchek, 1.169). Informações podem ser consultadas através do telefone (34) 3421 2435.

Ituiutaba
A “Semana da Pequena Empresa” chega a Ituiutaba no dia 17/10 e vai até 18/10. O evento acontecerá no Bellágio Eventos, no bairro Platina (Av. Dezessete, 2.805). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (34) 3261 1459.

Patos de Minas
Patos de Minas receberá a “Semana da Pequena Empresa” entre os dias 17 e 21 de outubro. Serão quatro locais no Centro da cidade que irão sediar o evento: o Teatro Municipal (Av. Getúlio Vargas, 78), o Centro Empresarial do Sebrae ( R. José de Santana, 227), o Centro Empresarial Sindicomércio (R.Dores do Indaiá, 17) e o parque de exposições Paiolão (R. Major Gote, 1.158). Interessados podem buscar mais informações pelo telefone (34) 3821 4154. 

Patrocínio
Os pequenos empresários da cidade de Patrocínio vão ter a oportunidade de participar da “Semana da Pequena Empresa” nos dias 18 e 19 de outubro. O evento será realizado no Rotary Club (Av. General Astolfo Mendes, 2.190), no bairro Boa Esperança. Informações podem ser obtidas pelo telefone (34) 3832 4315.

Uberlândia
A cidade de Uberlândia sediará a “Semana da Pequena Empresa” nos dias 19 e 20 de outubro. O evento será realizado na Algar Universidade de Negócios (Av. Floriano Peixoto, 6.495), no bairro Granja Marileusa. Interessados podem ter mais informações através do telefone (34) 3237 2258.


Leonardo Amorim | Imprensa 
Sistema FIEMG - Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais
Tel.:+ 55 31 3263.4385 |   


    



30ª Superminas será nos dias 18 a 20 de outubro em BH 

 
Em sua 30ª edição, evento reflete o potencial dos segmentos de supermercados e panificação com grandes oportunidades de negócios, qualificação profissional e relacionamento comercial 

Nos dias 18 a 20 de outubro deste ano, 53 mil supermercadistas, panificadores, atacadistas e representantes da indústria fornecedora vão se encontrar no 30º Congresso e Feira Supermercadista e da Panificação (Superminas), no Expominas, em Belo Horizonte. O evento é organizado pela Associação Mineira de Supermercados (AMIS) e pelo Sindicato e Associação Mineira da Indústria da Panificação (Amipão). O evento tem o apoio do Sistema Fiemg.

A Superminas é o mais completo evento da categoria no País e o único com a união dos segmentos de panificação e de supermercados. São 430 expositores nacionais e internacionais, 25 mil metros quadrados de área de feira e a participação das principais lideranças do varejo mineiro e brasileiro compostas por presidentes, diretores, gerentes e compradores. 

Os dois segmentos, que representam o segundo maior do País, reúnem na Superminas representantes de 21 mil pontos de vendas no estado. Em faturamento, os dois setores representam R$ 41,7 bilhões, ou aproximadamente 10% do Produto Interno Bruto (PIB) mineiro. 

Pavilhões e espaços 

Entre as principais atrações do evento estão feira; rodadas de negócios; espaço internacional e promoção de incentivo aos negócios. Nos auditórios, a área de congresso, mais de 40 atividades como palestras, fóruns; workshops; painéis e minicursos são ministrados nos três dias. 

A área de exposição é segmentada em dois pavilhões e em espaços para direcionar melhor os negócios. Quando os compradores chegam ao Expominas eles já têm uma área exclusiva do segmento de produtos que procuram. Um comprador de equipamentos ou de bebidas, por exemplo, já pode saber com antecedência em que espaço estão seus fornecedores. 

A divisão segue também os andares do Expominas. O primeiro nível, o mesmo das docas, é destinado ao Pavilhão Azul. Onde estão concentrados os estandes de grandes empresas do ramo alimentício e as de máquinas e equipamentos segmentados em espaços, que são: espaços de Construção e Reforma; de Logística e Distribuição; o Espaço da Cachaça, Espaço do Vinho e Queijo, o Espaço de FLV - Frutas, Legumes e Verduras e o Espaço de Cerveja Especial. 

No segundo andar, na entrada da feira, fica o Pavilhão Vermelho, onde se encontram: Espaço da Tecnologia; Espaço Internacional; Espaço dos Alimentos Saudáveis – Naturais, Orgânicos e Funcionais, além do Espaço Raízes de Minas, que visa a dar mais destaque às empresas de origem no Estado, normalmente as pequenas, que estão começando no mercado. 

Assessoria de Imprensa
Adenilson Fonseca: 31 9 9974-7277/ comunicação@amis.org.br
Andrea Guimarães: 31 9 9975-1377/ andrea@interfacecomunicacao.com.br
Giovanni Peres – 31 9 9984-1990/ gperes@amis.org.br


Atenciosamente, 

Mariângela Nogueira | Analista de Comunicação
FIEMG REGIONAL ALTO PARANAÍBA
Rua Dores do Indaiá, 17 - 5º Andar - Centro
CEP 38700-140 - Patos de Minas - MG - Brasil
Tel.: +55 34 3823-3999 
regional-ap@fiemg.com.br | www.fiemg.com.br 

·         © 2016 Microsoft
·         Termos
·         Privacidade e cookies
·         Desenvolvedores
·         Português (Brasil)


Sinduscon, Sebrae e FIEMG Regional atuam em benefício do setor de marmorarias
Setor será contemplado com projetos do PCIR

Dois projetos foram apresentados para empresários de marmorarias, com o objetivo de promover o desenvolvimento dos negócios: uma palestra de sensibilização, no dia 20 de outubro, às 19h30, na sede da Fiemg Regional, seguida de consultorias individuais; e, também, um diagnóstico das diversas áreas do setor. O trabalho é realizado em conjunto pelo Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil), Sebrae, Fiemg Regional Alto Paranaiba e IEL (Instituto Euvaldo Lodi).

A coordenadora executiva do Sinduscon, Michele Donato, informou que empresários do setor procuraram o Sinduscon para relatar as dificuldades enfrentadas, especialmente, por não contarem com a atuação de um sindicato legítimo que os represente. “É um setor importante para o município, mas que tem crescido de maneira desordenada”, acrescentou.

Em agosto, houve uma primeira reunião, com a participação de representantes da FIEMG Regional, do Sebrae e do Sinduscon, com o objetivo de conhecer as necessidades do setor. Na oportunidade, foram apresentadas as dificuldades enfrentadas nas diversas áreas, que comprometem a competitividade e a sustentabilidade das empresas. Uma das carências foi com relação à formação do preço de vendas.

Diante do que foi exposto, as entidades uniram-se no sentido de buscar soluções para as carências do setor. O presidente do Sinduscon, José Carlos Borges dos Reis, salientou a necessidade de se fazer um diagnóstico do setor, com profissionais especializados para analisar as várias áreas das empresas. Com isso, buscou-se a parceria com o IEL, dentro do PCIR – Programa de Competitividade Industrial Regional.   

Já ficou programada para o dia 20 de outubro, a realização de palestra com o tema “Inovação em vendas e atendimento – Novos Desafios, Novas Competências”, com a finalidade de despertar nos participantes a visão sobre a importância da melhoria da produtividade e competitividade das empresas, identificando oportunidades, diante dos desafios do cenário atual. Em seguida, as empresas contarão com consultorias individualizadas, em três etapas. As marmorarias que aderiram ao programa terão um subsídio de 90% do custo das consultorias, pago pelo Sistema FIEMG / IEL / Sebrae. Esse trabalho será coordenado pelo mestre em Administração, Robson Rodrigues Silva.

Michele informou que, embora o programa tenha sido dimensionado para atender as dez empresas que manifestaram o interesse, outras poderão integrar. Entretanto, é fundamental que os empresários entrem em contato, pelo telefone: (34) 3823-3355.




Mariângela Nogueira I Analista de Comunicação
FIEMG Regional Alto Paranaíba
Sistema FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais
Tel.: +55 34 3821-1884


Presidente do Sistema FIEMG visita a Regional Alto Paranaíba
Olavo Machado reuniu-se com presidentes de Sindicatos Filiados

O presidente do Sistema FIEMG, Olavo Machado Junior, esteve na terça-feira, em Patos de Minas, em visita à FIEMG Regional Alto Paranaíba. O objetivo da visita foi reunir-se com os presidentes dos Sindicatos Filiados ao Sistema: Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil), Sindivest (Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário), Sindimetal (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico).

De acordo com Olavo Machado, os presidentes de sindicatos puderam mostrar como cada setor está superando a crise. Os presidentes deram de sugestões do que pode ser feito no SESI e no SENAI, em especial, sobre a importância da Escola Móvel, que já percorreu a maioria dos municípios da área de abrangência da Regional Alto Paranaíba.

“São três segmentos muito importantes. O setor do Vestuário está presente em todas as regiões do Brasil. Representa mais de 18% dos empregos da indústria de Minas Gerais e, também, um grande número de pequenas empresas, segmento em que se pode dar um apoio muito grande. Na construção civil, o Governo Federal sinaliza a continuidade do Minha Casa - Minha Vida e, com isso, vem a expectativa de se fazer mais residências e criar oportunidade para quem é do setor e da cadeia produtiva. Já o Metalmecânico em Patos, tem uma atuação forte com o setor da agricultura e o sindicato oferece um suporte muito grande para as indústrias”, comentou.

O presidente observou ainda que foram feitas reivindicações quanto ao apoio que o SENAI pode dar para que essas indústrias melhorem a produtividade, a rentabilidade e os negócios como todo. “Foi uma reunião muito produtiva e - o mais importante - estão todos muito unidos e vejo que a FIEMG Regional tem o reconhecimento dos empresários pelo trabalho desenvolvido”, analisou.

O presidente da Regional Alto Paranaíba, João Batista Nunes Nogueira, destacou que a vinda de Olavo Machado a Patos de Minas, foi a oportunidade de apresentar os trabalhos da Regional pelo desenvolvimento setorial, junto aos Sindicatos e às cadeias produtivas relevantes. “Apresentamos um projeto que é o diferencial da Regional, por conter projetos estratégicos para as três diferentes regiões que compõem a área de abrangência e para setores produtivos não assistidos pelos sindicatos. Foi importante, também, porque os presidentes dos Sindicatos Filiados puderam conversar sobre as necessidades com o presidente Olavo. Percebe-se a evolução e alinhamento de todos com os propósitos maiores da FIEMG, de ser essencial à indústria da região”, complementou.

Olavo Machado esteve em Patos de Minas acompanhado pelos superintendentes do Sesi, Lúcio Sampaio; do Senai, Cláudio Marcassa; da ARS (Assessoria de Relações Sindicais), Maria Rita Suely Passos Santana e pela assessora da Presidência, Ângela Flores.

DEPOIMENTOS

“É sempre muito bom receber o presidente da FIEMG, Olavo Machado. Em seu mandato, fez grandes transformações no Sistema e veio, a Patos de Minas, trazendo novidades, propostas e reafirmando o compromisso de fazer em Minas Gerais, um modelo de indústria. Somos parte deste processo. Ele veio ouvir as nossas propostas e solicitações, e trazer suas ideias. Tivemos a oportunidade de compartilhar nossos anseios de forma franca e traçar objetivos comuns. Algumas mudanças que nós solicitamos junto ao SESI e SENAI. Ele comprometeu-se em atender as solicitações, sempre visando à melhoria da indústria. Percebemos que a  FIEMG vai focar e fortalecer a inovação e isso é muito importante para que a gente possa se desenvolver e se destacar no cenário.” – Lisandro de Queiroz Bicalho, presidente do Sindimetal.

“A presença do presidente da FIEMG foi excelente. Foi a oportunidade de esclarecer sobre a atuação do Sistema. Foi o momento também para cada presidente dos três sindicatos filiados de apresentarem os desafios que têm enfrentado nos seus segmentos, diante do atual cenário econômico e político. Diante dos posicionamentos, ficou bem claro que ele está disposto a nos ajudar. Foi uma reunião de alinhamento e entendimento” – Teresinha Martins, presidente do Sindivest.

“A vinda do Olavo Machado foi muito positiva, principalmente, porque pudemos conhecer melhor sobre a atuação do Sistema FIEMG, em prol das indústrias. Pudemos mostrar os anseios dos nossos segmentos, numa realidade diferente do que é vivenciada pelas indústrias instaladas na Região Metropolitana. Foi muito bom também, que ele estivesse acompanhado dos superintendentes do SESI, do SENAI e da ARS (Assessoria de Relações Sindicais) porque pudemos obter o compromisso direto de todos na busca pelas soluções às demandas apresentadas.“ – José Carlos Borges dos Reis, presidente do Sinduscon



Mariângela Nogueira I Analista de Comunicação
FIEMG Regional Alto Paranaíba
Sistema FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais
Tel.: +55 34 3821-1884



Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos