Paracatu recebe Oficina Regional de Trabalho e Emprego

O município de Paracatu recebe, em 25 de outubro, a Oficina Regional “As Políticas Públicas de Trabalho, Emprego e Renda no Contexto do Desenvolvimento Regional". Esta é a quarta de uma série de 14 oficinas a serem realizadas em municípios mineiros.


O objetivo das oficinas é criar e fortalecer espaços de participação e controle social nas políticas de trabalho, emprego e economia solidária, ou seja, criar conselhos municipais de Trabalho, Emprego e Renda, onde ainda não existem, e fortalecer os já existentes.

Desenvolvidas em um dia de trabalho as oficinas oferecem 40 vagas dedicadas a gestores municipais, sindicalistas, empresários, representantes de entidades da Economia Popular Solidária e professores. Não há necessidade de inscrição prévia.

As oficinas foram idealizadas e organizadas pela Subsecretaria de Trabalho e Emprego (Subte),  da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) e acontecem em municípios onde funcionam diretorias regionais da Sedese. Já foram realizadas oficinas em Patos de Minas, Varginha e Poços de Caldas.

A criação e fortalecimento dos conselhos municipais é uma prioridade do Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda no Estado de Minas Gerais (Ceter), como estratégia de enfrentamento à retração econômica, ao garantir a qualidade dos atuais postos de trabalho e da busca de alternativas para geração de renda. 

A Subte publicou ainda Guia de Orientações sobre o tema, com a legislação pertinente. Em Paracatu, os trabalhos serão conduzidos pelo diretor de Apoio à Participação Social, da Sedese, Renato Siqueira.

Comter
O Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda (Cmter) é um órgão colegiado, de caráter permanente, tripartite e paritário e pode ser deliberativo ou consultivo. Conta com representação de trabalhadores, empregadores e governo.

É de competência dos conselhos municipais estabelecer e avaliar a Política Municipal de Trabalho, Emprego, Renda e Qualificação Profisssional e Social; e acompanhar a utilização de recursos públicos no município.

De acordo com Resolução do Ceter 71, de 7 de abril de 2013, somente serão reconhecidos pelo conselho estadual, aqueles conselhos municipais instituídos por lei municipal.

Oficina Regional - As Políticas Públicas de Trabalho, Emprego e Renda no Contexto do Desenvolvimento Regional
Data: 25 de outubro
Horário: 9 às 17 horas
Local: ACE/CDL - Associação Comercial e Empresarial de Paracatu -Rua Salgado Filho, nº 615, Bairro Bela Vista


Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Paulinho da Viola apresenta show em Uberlândia ao lado dos filhos