Vaqueiro confessa assassinato do ex-prefeito de Unaí Saint’Clair Martins e seu filho Saint’Clair Diniz Martins Souto

O ex-prefeito de Unaí Saint’Clair Martins Souto e seu filho Saint’Clair Diniz Martins Souto estão desaparecidos desde sexta-feira (9) em Vila Rica

A Polícia Civil de Tocantins prendeu o vaqueiro da fazenda do procurador aposentado do DF, Saint’Clair Martins Souto, 78 anos, e do filho Saint’Clair Diniz Martins Souto, 38 anos, procurador do Rio de Janeiro. Em depoimento, o empregado José Bonfim Alves de Santana confirmou que matou a dupla com uma arma de fogo. Segundo o delegado titular da Gerência de Combate ao Crime Organizado de Mato Grosso (GCCO), Flávio Henrique Stringueta, que participa das investigações, o funcionário deu detalhes do crime. “Primeiro ele matou o mais idoso e, depois, o outro”, explicou.

No entanto, segundo Stringueta, o filho não viu o pai ser assassinado. “Ele contou que matou o filho depois que ele entrou na casa. O pai já tinha sido atingido”, esclareceu. A arma apreendida com o vaqueiro é um revólver .38. Stringueta destacou que, segundo depoimento do empregado, o crime teria sido motivado por causa de desvios de cabeça de gado. Inclusive seria esse o motivo da viagem de pai e filho. Fontes ligadas ao Correio Braziliense confirmaram que a decisão da família era demiti-lo.

Os dois moravam em Brasília e estavam sem se comunicar com a família desde sexta-feira (9/9). Pai e filho viajaram em 7 de setembro para resolver assuntos de negócio com o funcionário que administrava a propriedade rural.

A previsão era que os dois saíssem da região na noite de domingo, de carro. A chegada a Brasília estava programada para segunda-feira (12/9), porém eles não fizeram mais contato. A Fazenda Santa Luzia, localizada no município de Vila Rica, a aproximadamente 1,3 mil quilômetros de Cuiabá, fica na divisa com o Pará. 

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB) pediu apoio e empenho nas investigações ao chefe do Executivo mato-grossense, Pedro Taques (PSDB). Segundo informações da Polícia Civil do estado, apenas a caminhonete modelo Hilux tinha sido localizada até a noite desta terça-feira (13/9), a partir do rastreador, em uma estrada no sentido Mato Grosso/Tocantins, sem sinais de arrombamento.

Saint'Clair Martins Souto, nasceu no dia 06 de maio de 1939, é advogado e político sendo prefeito de Unaí – MG no mandato de 1977 à 1982. Foi deputado estadual constituinte pelo PMDB, na 11ª legislatura (1987 – 1991). Atualmente, atua como advogado no Distrito Federal. Seu filho Saint’Clair Diniz Martins Souto, de 38 anos, é procurador do estado do Rio de Janeiro.

Entenda o caso

A Polícia Civil desde ontem (12/9) investiga o desaparecimento ex-prefeito de Unaí e seu filho que desapareceram em Vila Rica, município a 1.276 km de Cuiabá. Segundo o delegado Gutemberg de Lucena Almeida, responsável pela condução das investigações.).

Saint-Clair Martins Souto é procurador aposentado no Distrito Federal e Saint-Clair Souto atua na Procuradoria-Geral do Rio de Janeiro. Ambos possuem uma fazenda no município de Vila Rica e estavam visitando o local. A família registrou o desaparecimento dos procuradores na segunda-feira (12), após ambos não retornarem para Brasília, como previsto.

“Como eles não fizeram contato na data prevista para retorno, eles comunicaram o sumiço. Mas a família já não tem contato com eles desde sexta-feira”, afirmou o delegado.

Uma caminhonete que seria usada pelos procuradores foi encontrada ainda ontem pela polícia, abandonada em uma estrada no município. “Mas o veículo não possui sinal algum de arrombamento ou violência”, explicou Gutemberg.

Uma equipe da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), comandada pelo delegado Diogo Santana, se deslocou para Vila Rica na madrugada desta terça-feira (13), em um avião do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). O contato da polícia local com os familiares dos procuradores está sendo feito por meio da Polícia Civil do Distrito Federal.

Fonte: www.correiobraziliense.com.br/
13 de setembro de 2016 por Vinícius Campos

Comentários

potagens mais vistas

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Meu Café no Sistema FAEMG

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia