Ambev recebe Prêmio Industrial Sustentável


A Cervejaria Ambev de Uberlândia (MG), recebeu na última sexta (16), no Palácio de Cristal da cidade, o “Prêmio Indústria Sustentável”. Realizada pela FIEMG Regional Vale do Paranaíba, a premiação é um estímulo para as empresas que buscam a excelência em sua produção sempre aliada a uma atuação sustentável.


 Além de apoiar e desenvolver ações sociais e ambientais com funcionários e moradores da região, a unidade de Uberlândia – inaugurada em fevereiro deste ano - conta com tecnologia de ponta no que se refere à ecoeficiência operacional, com maquinários que garantem menor consumo de energia e de água.

A matriz calorífica da cervejaria, por exemplo, é movida 100% por combustível renovável: usa biomassa de cavaco de madeira e óleo vegetal como fonte de energia. A unidade reaproveita também quase 100% de todo o subproduto resultante da fabricação de bebidas. Esses resíduos são destinados à alimentação animal, enviados para indústrias de reciclagem e também viram composto orgânico (adubo). Ou seja, praticamente não existe lixo na cervejaria, que é uma regra em todas as unidades da Ambev.


A unidade mantém ainda um projeto com cinco associações de catadores de recicláveis, que recebem a coleta seletiva da cidade. O projeto integra o programa Ambev Recicla e promove iniciativas de profissionalização e capacitação dessas instituições e seus cooperados.


A estação de tratamento de efluentes industriais (ETEI) da unidade tem capacidade para tratar cerca de 3 milhões de m³ de efluentes por ano, o equivalente ao tratamento de esgoto diário de uma cidade de aproximadamente 450 mil habitantes, mais que a soma total das populações das cidades mineiras de Ouro Preto, Varginha, Alfenas e Conselheiro Lafaiete. Isso garante que 100% da água devolvida aos rios esteja limpa e, na maioria das vezes, com padrão de qualidade melhor do que quando foi captada.



Desde a construção, a cervejaria já fez plantio de mais 3 mil mudas, de espécies nativas no terreno próprio. “Durante as campanhas de conscientização ambiental deste ano, fizemos caminhadas ambientais, totalizando 19,5 km de percurso, com participação total de 80 pessoas, entre funcionários e familiares, que conheceram a captação de água e o lançamento das águas da cervejaria. Temos também um evento trimestral no qual trazemos para visitação na cervejaria, os familiares dos funcionários que estão fazendo aniversário, e plantamos mudas para eternizar a visita deles. As árvores recebem uma plaquinha com o nome das famílias que a plantaram” explica a gerente de meio ambiente da unidade, Renata Van Der Weken.



Ambev Uberlândia

A Cervejaria de Uberlândia está localizada em uma área de 1,3 milhão de m². Hoje, emprega diretamente cerca de 480 funcionários em suas operações e gera 24.000 postos de trabalho em toda a cadeia produtiva. Com capacidade instalada para produzir seis milhões de hectolitros de cerveja por ano, a unidade de Uberlândia é a única cervejaria da Ambev no Brasil que produz a marca Budweiser em garrafa de vidro retornável. O portfólio conta ainda com as marcas Skol, Brahma, Antarctica e Antarctica Sub Zero.

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos