Vazante não terá Horário Eleitoral Gratuito na TV

Com limite de gasto reduzido e o alto custo da produção das campanhas a divulgação se tornou inviável para as coligações.
O sorteio de ordem de veiculação do Horário Eleitoral Gratuito foi realizado na última sexta-feira (19), em reunião no Cartório Eleitoral de Vazante. Estavam presentes representantes das coligações e as emissoras que transmitem sinal na cidade. O sorteio é válido para o primeiro dia do horário eleitoral gratuito, que será iniciado no dia 26 de agosto.

Serão apenas 10 minutos de programação eleitoral no rádio de segunda-feira à sábado e somente para candidatos à eleição majoritária (Prefeito), sendo, de 07h às 07h10 e de 12h às 12h10. O primeiro dia de programação eleitoral, de acordo com o sorteio, terá coligação “Vazante Unida” e coligação “Renovação e Honestidade”, nesta ordem.

Já os candidatos à proporcional (Vereador) não terão horário reservado para propaganda eleitoral. Entretanto, as coligações farão a veiculação de inserções que serão distribuídas durante a programação das emissoras, conforme o tempo de direito e previsto na lei eleitoral. A divulgação dos programas em rádio irá até o dia 29 de setembro de 2016.

Em Vazante, não haverá horário eleitoral gratuito na TV, já que as coligações entraram em acordo e decidiram dispensar o espaço reservado na emissora local. 

O limite de gastos nas eleições deste ano contribuiu para a decisão de dispensar a propaganda eleitoral na TV. Com limite de gasto reduzido e o alto custo da produção das campanhas a divulgação se tornou inviável para as coligações.

Até a eleição passada, não havia restrições para os gastos de campanha e o valor era uma decisão dos próprios partidos políticos. Esta será a primeira eleição em que as empresas estarão proibidas de fazer doações para os candidatos a prefeito e vereador. As campanhas só poderão contar com o financiamento de pessoas físicas. Além disso, os candidatos terão de obedecer a um limite de gastos.

Conforme já foi divulgado, em Vazante, o limite de gastos para campanha à prefeito nesta eleição será de até R$ 108.039,06. Já os candidatos a vereador poderão desembolsar até R$ 17.995,26 na campanha.



Fonte: Rádio Montanheza

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos