Candidatos a prefeito apresentam propostas; foco é saúde e educação

Nesta semana, terão início as propagandas eleitorais em rádio e televisão. Para boa parte da população, essa é a forma mais fácil de conhecer parte das propostas dos candidatos para a gestão do Município durante os próximos quatro anos. Mas não é preciso esperar as propagandas eleitorais para estar a par dos projetos dos candidatos a prefeito. O CORREIO de Uberlândia vai facilitar o acesso ao programa de governo dos concorrentes ao Executivo de Uberlândia, começando com as propostas para as áreas de saúde e educação.


Segundo pesquisa encomendada pela TV Paranaíba e publicada em maio pelo CORREIO, as áreas da saúde e educação em Uberlândia são as que mais apresentam problemas de acordo com a opinião pública. A saúde foi citada por 77% dos entrevistados como o setor mais deficitário, seguido pela educação, com 35%.

As propostas dos candidatos a prefeito para melhorar esse quadro estão especificadas nesta página, por ordem alfabética entre os concorrentes melhor elencados em pesquisa Ibope divulgada pelo CORREIO em abril. Adiante estão as proposições dos candidatos que não pontuaram no levantamento.

SAÚDE

Nos últimos anos, o CORREIO noticiou a falta de mais de 800 profissionais para atender a demanda da rede pública de saúde. Além de falta de medicamentos e insumos e das batalhas judiciais movidas por familiares de pacientes que precisavam de um leito de internação. A rede ainda ficou sobrecarregada após a crise financeira do Hospital de Clínicas (HC) da UFU, que chegou a suspender atendimentos.
Diante desse quadro, o candidato Alexandre Andrade (PSB) afirmou que a prioridade, se eleito, será “organizar a bagunça” na rede municipal de saúde. Para isso, a proposta é transferir os setores administrativos para as unidades e dar autonomia aos gestores. “O gestor da unidade vai ter a capacidade de dar resposta mais rápida a uma demanda. Não dá, por exemplo, para administrar a unidade do Canaã no Centro Administrativo [bairro Santa Mônica].”

Outra proposta de Andrade é a criação de uma central de atendimentos para pacientes com fraturas e traumas. A ideia, de acordo com o candidato, é diminuir a taxa de ocupação na rede ao reunir em uma única unidade pacientes que correspondem a até 30% de toda demanda.


Candidatos querem melhorar saúde (Foto: Marcos Ribeiro)
Em busca da reeleição, Gilmar Machado (PT) quer manter o foco na rede de atenção primária à saúde, que, segundo ele, foi o norte dos trabalhos nos últimos quatro anos. “Mesmo com os problemas no HC, a rede não ficou sobrecarregada porque demos foco na atenção primária. Sem isso, não teríamos condição. Fizemos a base e agora queremos colher os resultados”, afirmou.

A consolidação da Fundação Saúde do Município de Uberlândia (Fundasus) é outro ponto do programa de governo de Machado. Para ele, será por meio da entidade que a gestão da saúde do Município passará a ser 100% governamental.

Já para o candidato Odelmo Leão (PP), a prioridade é o que ele chama de “reconstrução”, ou recomposição, do sistema de saúde da cidade. “Na minha avaliação, o setor está totalmente desorganizado. É necessário passar por uma organização da área. Como falar em saúde pública, prometer construir isso e aquilo, sem antes recuperar essas áreas? Algumas UAIs não têm remédios, não têm insumos necessários para o médico fazer o atendimento”, disse.

Em seu programa de governo, o ex-prefeito a atual deputado federal traça como meta a retomada da plena capacidade de atendimento do Hospital e Maternidade Municipal de Uberlândia, com reabertura de leitos de UTI e a volta de exames que estão suspensos.

EDUCAÇÃO

Com 35% de reprovação, a educação foi a segunda área pior avaliada na pesquisa de opinião pública divulgada pelo CORREIO. Comparado com 2012, o mau desempenho do setor cresceu 9 pontos percentuais, já que naquele ano a educação foi reprovada por 26% dos entrevistados pela pesquisa Ibop.
O candidato Alexandre Andrade traz como propostas para o setor a valorização profissional, com a equiparação de salários com o piso nacional dos professores (R$ 2.310). Também há o projeto para instalar lousas digitais em mais de 100 salas de aula da rede municipal. “A ideia é fazer a inclusão das crianças neste universo da tecnologia. Enquanto aluno ficar só com caderno e lápis na mão, não vai ter futuro” afirmou.



Concorrentes fazem promessas para educação (Foto: Cleiton Borges)
Já o candidato Gilmar Machado propõe continuidade. Segundo ele, a demanda de vagas para crianças acima de 4 anos foi zerada em Uberlândia. Mas ainda há regiões da cidade onde a quantidade de escolas é insuficiente para atender a população. “Ainda há casos de crianças que precisam acordar muito cedo para serem transportadas até a escola. A meta é continuar o trabalho e abrir mais vagas na rede e acabar com isso”, disse.

O candidato Odelmo Leão também fala em reconstrução para a rede municipal de ensino. No programa de governo dele há propostas para requalificar e regularizar a oferta de merenda, formular políticas motivacionais para a equipe de educadores e aprimorar o atendimento em creches e unidades de ensino infantil. “Darei para a área o mesmo tratamento que dei durante meus dois mandatos de prefeito (2004 a 2008 e 2009 a 2012)”, afirmou.

Candidatos sem pontuação na pesquisa Ibope expõem ideias

Os candidatos Cida Machado (Psol) e Gilberto Cunha (PSTU) propõem uma alternativa “à esquerda” para o eleitorado de Uberlândia. Cida Machado traz no seu programa de governo o projeto de valorização salarial do professor, com o pagamento do piso nacional da categoria, além da efetivação dos planos de carreiras. Além disso, o Psol propõe educação em tempo integral e uma revisão do currículo escolar. Para a saúde, o programa de governo do partido prevê o fortalecimento do SUS na cidade, além do aprimoramento profissional e aquisição de equipamentos para as unidades de atendimento. A reportagem do CORREIO procurou a candidata para comentar as propostas, mas ela não foi encontrada até o fechamento da matéria.

Já a principal proposta de Cunha para a Saúde está na defesa da estatização e na luta por maior aporte de verbas do governo federal e estadual para o funcionamento do setor. “Quem tem de administrar a área não é a iniciativa privada, que visa o lucro. Sem essas medidas, nada vai ser resolvido”, disse. Já para a educação, a principal proposta do candidato socialista está na valorização profissional e salarial dos profissionais da educação.




Fonte:
Gustavo Stivali
Correio de Uberlândia
http://www.correiodeuberlandia.com.br/cidade-e-regiao/candidatos-prefeito-apresentam-propostas-foco-e-saude-e-educacao/

arte-candidatos-eleições-2016

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023