Secretaria de Agropecuária oferece curso gratuito de piscicultura

Atividades acontecem a partir da próxima segunda-feira (9), no Cetaf
Condições climáticas favoráveis, abundância de recursos hídricos e potencial do comércio. São fatores como estes que credenciam a criação de peixes como uma das práticas mais promissoras do mercado consumidor brasileiro, aliada aos baixos custos de produção, alta qualidade produtiva e retorno financeiro. A partir da próxima segunda-feira (9), todo esse conhecimento será colocado em prática com o curso de piscicultura, oferecido gratuitamente no Centro Tecnológico de Aquicultura Familiar (Cetaf).


Inédita no município este ano, a iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos (SMAAD), junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/Minas). Com carga horária de 40 horas, o curso se estende até o dia 13 de abril, das 8h às 17h. Durante todo esse período, estudantes, produtores e técnicos da Prefeitura poderão estimular conhecimentos teóricos e práticos sobre o cultivo de peixes em tanques escavados.

 Público diversificado

Mesmo sem ter iniciado, o curso já mobiliza interessados de vários segmentos diferentes. É o que afirma o diretor de Agropecuária, André França. Segundo ele, a expectativa é que a iniciativa ganhe novas proporções a partir desta edição.

“É uma oportunidade gratuita, em parceria com o Senar, como resultado do Novo Agro*, se relacionando com outras vertentes do programa. Essa é a primeira turma que formamos e já temos participantes garantidos para as próximas edições. Pessoas que, embora não façam parte desta área de produção, enxergam na piscicultura um potencial para o futuro. É um público diversificado, que se reúne pelo interesse em ampliar o conhecimento, trocar informações e vivenciar novas experiências”, destacou.
Foto: SMAAD 


Oportunidade de negócios

Apesar de simples, a piscicultura exige critérios específicos que devem ser cumpridos, amparados pelo conhecimento técnico, estrutura, localização, exigências legais, equipamentos, automação e matéria-prima, sem prejudicar o meio ambiente. É importante verificar a adaptação das espécies, a qualidade da água, nível de oxigênio, acidez, além de técnicas para manejo, reprodução e nutrição. Um conjunto de fatores que, para André França, proporciona bons resultados com a produção e retorno financeiro.



Novo Agro*



O curso de piscicultura segue um dos cinco pilares do Programa de Desenvolvimento de Novos Negócios Rurais, com foco na gastronomia, turismo rural, agroindústria de pequeno porte, agroecologia e criação de peixes. A iniciativa foi lançada no fim de 2017 pelo prefeito Odelmo Leão, conduzida em parceria entre a SMAAD e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Sedeit).



Para outras informações do curso, basta entrar em contato pelo 3215-2044 (Aquário Municipal), pelo 3232-4336 e 3232-4165 (anexo da secretaria de Agropecuária), ou diretamente no Cetaf, pelo telefone 3234-1362. O espaço está situado na rua Sudepe, 1410, no setor das Chácaras Tubalina, junto à sede da Ferub (Fundação de Excelência Rural de Uberlândia).





04/04/2018

PJ Godoy

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos