Nascente é recuperada em Dores do Indaiá, na região central mineira



Produtores rurais de Dores do Indaiá, na região central mineira, passaram uma semana aprendendo a recuperar nascentes com o Senar Minas no curso de Recuperação de Nascentes, ofertado em parceria com o Sindicato de Produtores Rurais de Dores do Indaiá. A capacitação foi ministrada pela engenheira agrícola e ambiental Gracielle Brito Sales.


Num primeiro momento, os participantes aprendem um pouco de teoria sobre definições de nascentes, ciclo da água e legislação ambiental. Depois vão para a parte prática. Fazem a limpeza da nascente e todo seu entorno, constroem um solo de cimento e instalam canos por onde passará a água. Em seguida fazem proteções com pedras para os olhos d’água e, finalmente, a área da nascente é delimitada, respeitando as leis ambientais.

A nascente escolhida para o trabalho fica na fazenda Córrego Fundo, a menos de dez quilômetros da cidade. O produtor rural Domingos Costa, criador da raça nelore, conta que nos últimos anos muitos na região sofreram com a escassez de água. “Eu precisava muito recuperar nascentes na fazenda. Já vi melhora na nascente que trabalhamos e agora quero usar o aprendizado para recuperar outras por perto”.

Esse é o mesmo pensamento de outro participante, Smailli Rocha. “Esse aprendizado ninguém nos tira, e será útil para o resto da vida. Devemos repassar a outras pessoas para que mais nascentes sejam recuperadas”.

Após recuperar outras nascentes na fazenda Córrego Fundo, Domingos Costa planeja abrir as porteiras da propriedade rural para que crianças e jovens possam ver de perto a importância de cuidar do meio ambiente. “Quero disponibilizar a fazenda para visitações das escolas do município, por exemplo. É uma forma de contribuir com o futuro”.

A mobilizadora do Sindicato de Dores do Indaiá, Nara Paula de Souza, diz que está extremamente feliz com os resultados de mais esse curso na região. “Água é um de nossos bens mais preciosos e sabemos que se não cuidarmos poderemos ficar sem. Espero que os participantes consigam envolver o máximo de pessoas nessa luta que deve ser de todos nós”.






http://www.faemg.org.br/papeiscarta/senarnova.jpg    
Elcio Fonseca Chaves Júnior
Assessor de Comunicação / Regional de Patos de Minas - ER08
Tel.: 55 34 3821.8366 • Fax: 55 34 3821.8366imprensa.patos@senarminas.org.br • www.sistemafaemg.org.brServiço Nacional de Aprendizagem Rural













Elcio Fonseca Chaves Júnior
Assessor de Comunicação / Regional de Patos de Minas - ER08
Tel.: 55 34 3821.8366 • Fax: 55 34 3821.8366imprensa.patos@senarminas.org.br • www.sistemafaemg.org.brServiço Nacional de Aprendizagem Rural

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023