Hospital Santa Genoveva conscientiza sobre os perigos da hipertensão arterial

Doença atinge cerca de 31 milhões de pessoas e mata 300 mil brasileiros por ano
cardiologista do Hospital Santa Genoveva, Leandro Alves Garcia

 








Com o objetivo de conscientizar sobre os problemas referentes à hipertensão arterial é comemorado anualmente em 26 de abril o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. O Santa Genoveva visa informar sobre uma das doenças que mais mata no mundo e atinge cerca de 36 milhões de indivíduos adultos e mais de 60% da população idosa.


Segundo a  Sociedade Brasileira de Hipertensão, a doença que mata 300 mil brasileiros anualmente, sendo: 820 mortes por dia, 30 por hora ou uma a cada 2 minutos.

De acordo o cardiologista do Hospital Santa Genoveva, Leandro Alves Garcia, a hipertensão contribui direta ou indiretamente para 50% das mortes por doença cardiovascular. “Além disso, suas complicações têm impacto elevado na perda da produtividade do trabalho e da renda familiar. Outro dado importante é que crianças e adolescentes podem desenvolver hipertensão arterial, freqüentemente associada à causas secundárias, com prevalência atual na idade pediátrica em torno de 3% a 5%”, afirma o cardiologista.

Ainda segundo o médico, existe uma associação direta entre o envelhecimento e a hipertensão arterial. “Estudos indicam que no Brasil mais de 60% da população idosa sofre com a doença. Dessa forma, informações sobre a história familiar são fundamentais para aumentar a certeza do diagnóstico de hipertensão arterial primária”, completa Garcia.

Dados da  Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2014,do Ministério da Saúde, revelou que a hipertensão atinge 21,4 % da população acima de 18 anos, o que corresponde a 31,3 milhões de pessoas. Dados dessa mesma pesquisa, informam que a doença aparece mais no sexo feminino, com prevalência em 24,2% das mulheres e 18,3% dos homens.

“Podemos caracterizar a hipertensão quando há elevação dos níveis pressóricos, ou seja, maior que 140 x 90 mmHg em um indivíduo adulto, o que deve ser validado por aferições repetidas em duas ou mais ocasiões. Mas é importante salientar que, além do tratamento medicamentoso, podemos controlá-la com boa alimentação, prática de atividades físicas regulares, controle do estresse e fim do tabagismo”, finaliza o cardiologista.



Sintomas

Mesmo sendo considerada uma doença muitas das vezes assintomática, as dores de cabeça, no peito e/ou tonturas podem ser sinais de alerta para a hipertensão arterial.



Como prevenir a hipertensão arterial?

1-  Praticar atividades físicas regularmente;

2- Reduzir o consumo de sal;

3- Não fumar;

4-  Evitar consumo excessivo de álcool;

5- Evitar situações de estresse;

6- Visitar regularmente um cardiologista.








Informações para a Imprensa
Ana Carolina Amorim
redacao@redacao.com.br
(34) 3255-1415 / (34) 9 9922-9868

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023