Governador participa da formatura de 91 investigadores da Polícia Civil de Minas Gerais

Policiais atuarão na capital mineira e no interior do Estado; ao todo, a corporação recebeu mais de 1.600 novos investigadores nos últimos quatro anos


 O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, participou nesta quarta-feira (21/3), no auditório JK, na Cidade Administrativa, da formatura de 91 novos investigadores da Polícia Civil e da entrega da Medalha Gilberto Porto, concedida aos alunos com melhor classificação no curso.  Nos últimos quatro anos, mais de 1.600 novos investigadores foram nomeados para atuar na capital mineira e no interior do Estado.

Os novos integrantes vão reforçar as ações da Polícia Civil, majoritariamente nas cidades do interior do Estado. A adesão desses novos policiais vai possibilitar maior agilidade na solução de crimes e melhoria da segurança pública, uma das demandas da população recebida pelos Fóruns Regionais de Governo. 

Fernando Pimentel elogiou o comprometimento dos novos investigadores e afirmou que o ingresso deles na carreira da Polícia Civil é um anseio da sociedade mineira. 

“É uma alegria para vocês, mas também para nós. E aí eu não falo como governador, falo como cidadão de Minas Gerais. Cada novo policial que se integra à carreira é uma força a mais para Minas Gerais na área da segurança pública. Então, como cidadão, tenham certeza que Minas Gerais inteira está muito feliz com a chegada de vocês”, afirmou o governador.

Pimentel também destacou que a área da segurança tem apresentado desempenho superior ao do restante do país, com registro de queda dos índices de criminalidade em todo o Estado graças ao esforço da atual gestão, apesar de todas dificuldades financeiras e da crise política nacional.

“Isso, é claro, tem a ver com o esforço, o trabalho e o empenho de cada um dos policiais civis, e também, claro, da Polícia Militar e do corpo de agentes prisionais. É a dedicação de cada um desses servidores públicos, com o apoio do Governo, ainda que com dificuldade, mas se esforçando para equipá-los com equipamento de primeira qualidade, para treiná-los de maneira adequada e dar-lhes o apoio necessário nos seus embates com a criminalidade”, afirmou.

Os formandos serão distribuídos em postos de trabalho de acordo com critérios técnicos e objetivos que compreendem, dentre outras coisas, nota classificatória do concurso, análise da demanda de novos policiais em cada região, índice de criminalidade e o tamanho da população de cada município.

Durante quatro meses os policiais passaram pelo curso de formação da Academia de Polícia Civil (Acadepol). A função do investigador é, entre outras, colher as impressões digitais para identificação civil e criminal, captar e interceptar dados, comunicações e informações, assegurar a custódia provisória de pessoas no curso dos procedimentos policiais, realizar inspeções e operações policiais e promover a mediação de conflitos.



+Segurança

Ao todo, 412 novas viaturas foram entregues à corporação de 2015 até este ano pelo Governo de Minas Gerais. O objetivo é melhorar as condições de atuação dos policiais, equipando os agentes da segurança pública em Minas Gerais. No ano passado, 66 novas viaturas passaram a ser usadas na capital mineira e demais municípios do estado. A previsão é que, neste ano, sejam entregues outras 400 viaturas para reforço da atuação dos policiais no Estado.

Outros projetos desenvolvidos pelo governo buscam dar mais condições de atuação para a polícia civil de Minas Gerais como o processo de reformas e implementação de 50 delegacias no Estado, além da criação de novos Postos de Identificação, Departamento e Regionais. 

O chefe da Polícia Civil, delegado João Octacílio Silva Neto, destacou essas entregas e agradeceu o empenho do governador Fernando Pimentel na melhoria da estrutura da Polícia Civil, além de relembrar as entregas realizadas nos últimos três anos.

“O senhor assumiu o governo com déficit astronômico e, apesar de todas as dificuldades financeiras herdadas, conseguimos receber diversas viaturas e temos outras 400 que serão acrescentadas à nossa frota ainda neste ano. Vamos, ainda, inaugurar em breve o maior centro de treinamento policial avançado da América Latina, em uma área de 420 hectares localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Agradeço ao senhor governador pelos concursos realizados e pela convocação dos excedentes. Se não fosse a boa vontade pessoal do nosso governador, nós teríamos muita dificuldade em convocar os excedentes”, ressaltou.

O chefe da corporação também lembrou dos investimentos realizados pelo Estado na reforma de delegacias policiais, delegacias de comarcas e postos da Medicina Legal.



Medalha

Instituída desde o ano de 1969, a medalha Gilberto Porto homenageia os alunos com as melhores notas no curso de formação com a honraria nas categorias ouro, prata e bronze. Gilberto Porto foi um policial civil de destaque, que atuou entre os anos 1939 e 1958, lembrado pela excelência no trabalho e atuação junto à corporação.

O secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, foi o paraninfo da turma de formandos. Também participaram da cerimônia o secretário de Estado de Segurança Pública, Sérgio Menezes; o deputado estadual Cabo Júlio; a diretora da Academia de Polícia Civil (Acadepol), Ana Cláudia Perry; representantes do conselho superior da Polícia Civil e demais autoridades das forças de segurança do Estado.

Crédito (fotos): Omar Freire/Imprensa MG



Acesse as redes sociais oficiais do Governo MG




Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos