Deputado Arnaldo destaca a importância de políticas públicas para pessoas com Síndrome de Down


No Dia Internacional da Síndrome de Down, 21 de março, o deputado estadual Arnaldo Silva (PR) destacou a importância do debate a respeito das políticas públicas voltadas para um programa mais efetivo de inclusão social. Arnaldo é vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (DPD) da ALMG.
"É importante, cada vez mais, termos os olhos voltados para a criação de políticas públicas que realmente atendam as pessoas com Síndrome de Down. Temos que unir esforços para fazermos uma integração de vários setores da sociedade civil e órgãos estaduais em um grande processo de inclusão”, afirmou.

O tema foi debatido em uma audiência pública da comissão, nesta quarta-feira (21/3). De acordo com o Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 45 milhões de pessoas possuem alguma deficiência física ou mental no Brasil. Destes indivíduos, estima-se que 300 mil tenham Síndrome de Down.
CROMOSSOMO - A Síndrome de Down é uma alteração genética, não uma doença, que pode acontecer durante a concepção de uma criança. Em uma célula normal da espécie humana existem 46 cromossomos divididos em 23 pares. A pessoa que tem Síndrome de Down possui 47 cromossomos, sendo que o cromossomo extra é ligado ao par 21. Por isso a data de 21/3 para a comemoração.
Quem tem Síndrome de Down pode e deve levar uma vida normal, uma vez que sua alteração genética não é empecilho. Especialistas recomendam que a criança seja estimulada desde cedo e os trabalhos realizados em APAEs das cidades mineiras são direcionados exatamente para isso.


Fonte: ASCOM / Texto e foto: Janaina Massote

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos