Cemepe abre inscrições para cursos de Libras, Braille e Sorobã

Aulas gratuitas serão no Centro de Estudos, no bairro Brasil



O Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe) está com inscrições abertas para os cursos gratuitos de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), Braille e Sorobã. O prazo se encerra na sexta-feira (9), as aulas serão gratuitas e oferecidas no Cemepe, no bairro Brasil, durante seis meses.


Braille e Sorobã

O curso “A escrita e a leitura no sistema Braille” conta com 30 vagas e oferecerá os conhecimentos básicos do Braille e do Sorobã. O aprendizado promove a independência e a inclusão das pessoas com deficiências visuais nos ambientes sociais. As aulas serão ministradas às segundas e terças-feiras, das 8h às 11h; e às quartas e quintas-feiras, das 13h30 às 16h30. Podem participar do curso os profissionais da educação e a comunidade em geral. As inscrições devem ser feitas pelo endereço eletrônico http://formacaocemepe.wixsite.com/inscricao.


            A professora do Cemepe, Cleuza Maria de Souza, tem 67 anos de idade, utiliza os sistemas há mais de 50 anos, é servidora municipal há 25 anos e ministra aulas de Braille e Sorobã há 18 anos. “Tenho deficiência visual e nunca me deixei abater por isso e hoje contribuo para uma sociedade mais igualitária para todos. Quem tem alguma deficiência não pode se intimidar, tem que conquistar seus espaços e ser feliz”, disse.
            Segundo Cleuza de Souza, atualmente a tecnologia e a informática estão ajudando no dia a dia de quem tem alguma deficiência. “O computador contribui, mas nada substitui o papel, por isso o Braille é tão importante”, afirma a professora, que utiliza com impressionante agilidade a reglete e a punção, instrumentos do Braille; e o ábaco, do Sorobã.

Libras
O curso de Libras disponibiliza 60 vagas, sendo 30 para o nível básico e 30 para o intermediário. O objetivo dele é melhorar a interação e a comunicação dos usuários desta língua no dia a dia, contribuindo para a inclusão social das pessoas com surdez. Com três turmas, as aulas para o nível básico acontecerão às terças e quintas-feiras, das 8h às 10h30; e às sextas-feiras , das 19h às 21h30. No intermediário as aulas serão às quartas-feiras, das 19h às 21h30. Para ambos os cursos o público-alvo são profissionais do magistério e comunidade em geral. As inscrições estão sendo feitas no Cemepe, localizado na avenida Professor José Inácio de Souza, 1.958, no bairro Brasil.

Município atende mais de 2.400 alunos com deficiência

            Atualmente a rede municipal de ensino atende 2.450 alunos com alguma deficiência, transtorno global do desenvolvimento e/ou altas habilidades, segundo a coordenadora de ensino, Maria Isabel de Araújo, do Cemepe. “Para atender cada vez melhor estamos sempre oferecendo cursos para os servidores da educação e a comunidade em geral”, ressaltou.
Fotos de :

 Araípedes Luz / Secom-PMU

07/03/2018
Marden Rangel

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023