Araguari: prefeito Marcos Coelho participa da abertura da 23ª Fenicafé

Produtores do seguimento cafeeiro, autoridades militares e políticas de todo o Brasil, entre eles o vice-governador Antônio Andrade

Foi aberta oficialmente nesta terça-feira (13/03) a Fenicafé – Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura e recebeu diversas autoridades políticas e grandes nomes da cafeicultura nacional. A feira acontece todos os anos em nossa cidade e neste ano será realizada de 13 a 15 de março.

Entre as autoridades presentes, destacaram-se o Presidente da Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA), entidade promotora do evento, Cláudio Morales Garcia; o Prefeito de Araguari, Marcos Coelho (MDB); o Vice-Governador de Minas Gerais, Antônio Andrade (MDB); o Secretário Executivo do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Eumar Roberto Novacki; o Presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Francisco Sérgio Assis; o Presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), Deputado Silas Brasileiro (MDB); o Presidente da Câmara dos Vereadores de Araguari, Luiz Antônio de Oliveira (PSDB); o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Araguari, Júberson dos Santos Melo; entre outras autoridades municipais, estaduais e federais.

O Presidente da Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) – entidade promotora da Fenicafé, Cláudio Morales Garcia, em seu discurso falou sobre o crescimento da feira, “Possuímos uma feira, que ao longo dos anos evoluiu, buscando ficar, ano após ano, mais bonita, agradável e principalmente dando oportunidade à cafeicultura irrigada com resultados de satisfação aos expositores e aos visitantes”.

Morales diz que são anos de comprometimento, “Enfrentamos turbulências: a crise econômica, que afetou diversos setores da economia brasileira; e a crise hídrica que ainda assombra os produtores que se utilizam da água como fonte de irrigação das lavouras”. Para ele, a água é o insumo mais precioso para qualquer cultura.

Já Francisco Sérgio Assis, Presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, mencionou a importância da agricultura. “Precisamos quebrar paradigmas e investir na agricultura brasileira. Temos que valorizar o que temos de bom em nosso país”, afirmou.

Também presente na Fenicafé, o Presidente do Conselho Nacional do Café (CNC) o Deputado Silas Brasileiro (MDB), foi categórico em afirmar que a cafeicultura precisa da ciência e da tecnologia para avançar. “Temos que investir em ciência e em tecnologia para que possamos cada dia mais nos aprimorar e avançar na qualidade e na produção cafeeira, mas não podemos nos esquecer da política, que também se faz necessário, pois é através dela que obtemos as certificações das fazendas cafeeiras”, ressaltou.

O Secretário Executivo do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento Eumar Roberto Novacki participou pela primeira vez da Fenicafé e gostou do que viu. No evento, ele também falou sobre a importância da agricultura e pecuária e destacou sua evolução durante os últimos anos. “Devemos lembrar sempre que um em cada três empregos é gerado no campo. Sem contar que a agricultura brasileira alimenta 1,4 bilhões de pessoas no mundo”, informou.

  O Vice-Governador Antônio Andrade (MDB) destacou a coragem da ACA em promover uma feira como a Fenicafé. “Em tempo de crise presenciamos a grandeza de um evento como este. Que, além de apresentar as mais novas tecnologias de irrigação, ainda demonstra preocupação com os recursos hídricos”, diz referindo-se ao tema da 23ª edição da Fenicafé – “É tempo de irrigar com consciência”.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Júberson dos Santos Melo destacou a importância da produção cafeeira do município. “Sabemos que Araguari é uma grande produtora de café, tendo em torno de 97% do seu plantio irrigado, e somos ainda a terceira maior produtora nacional; Araguari é a cidade que mais produz café por hectare, já podemos nos considerar líderes no setor, líderes em tecnologia. Araguari está de parabéns por sediar um encontro dessa magnitude, que traz para a cidade grandes nomes da cafeicultura nacional”, declarou.

O Presidente da Câmara dos Vereadores de Araguari, Luiz Antônio de Oliveira, também destacou o papel da Fenicafé para a cafeicultura irrigada do Brasil. “A Fenicafé é motivo de orgulho; orgulho para Araguari, um orgulho para Minas Gerais”.

“Fenicafé é uma feira tradicional do segmento cafeeiro. É a mais importante do Triangulo Mineiro, com destaque em todo o Brasil e também no mundo. Parabenizo a ACA pela organização e pelo empenho de todos os anos na realização deste evento. Deixo aqui registrado meu apoio à agricultura em especial à cafeicultura”, discursou o Prefeito de Araguari Marcos Coelho (MDB), mencionando Araguari como cidade referencia na produção de café irrigado.

23ª Fenicafé

Fenicafé – A Feira reúne especialistas, estudantes e produtores de café em um mesmo espaço. É uma grande oportunidade para discussão de aspectos relevantes da cafeicultura irrigada e tem contribuído para o crescente cultivo dessa modalidade no Brasil.

Promovida pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA), a Fenicafé é dividida em três partes: o Encontro Nacional de Irrigação da Cafeicultura do Cerrado, a Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura e o Simpósio de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada.

A Fenicafé é organizada pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA), em parceria com a Camda – Cooperativa Agrícola Mista de Adamantina, Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, com patrocínio do Sicoob Aracredi, Coocacer Araguari e Sankhya – Gestão de Negócios.

Ascom Araguari

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023