No combate ao Aedes, Prefeitura de Uberlândia intensifica serviços de limpeza e capina

Trabalho preventivo diminui incidência dos focos do mosquito


Para eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti e garantir a saúde da população, a Prefeitura de Uberlândia deu início a uma ação que intensifica a roçagem, capina e remoção de resíduos em lotes vagos da cidade. O trabalho, já feito sistematicamente pelas equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico, começou nesta semana no Morumbi, Jardim Brasília e Vigilato Pereira, em atividades programadas para outros bairros das regiões leste, norte e sul, com o apoio do Centro de Controle de Zoonoses.

Devido à urgência no combate a qualquer eventual foco do mosquito, a prefeitura realizará a imediata limpeza das áreas. Conforme explica Mário Faria, assessor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico, a ação vem para assegurar a saúde pública a todos os moradores da cidade, uma das preocupações do prefeito Odelmo Leão. “Intensificamos o trabalho para garantir ainda mais efetividade das ações municipais no combate ao mosquito, eliminando riscos de epidemia de doenças como dengue, zika, febre amarela e chikungunya. Quem ganha com isto é a população”, expõe.

Ação essencial

De acordo com o coordenador do Programa de Combate da Dengue do Centro de Controle de Zoonoses, José Humberto Arruda, o serviço é fundamental dentro do conjunto de ações executadas pelo município para combater o mosquito. “Os arbustos e capim em um terreno geram sombra. Este fato somado ao período chuvoso cria um ambiente muito favorável à reprodução do Aedes”, comenta.

Arruda aponta ainda que, apesar dos vários esforços do poder público, a população precisar colaborar diariamente. “Agora é a hora de nos unirmos. É preciso ficar atento a qualquer objeto nos quintais que possam ser criadouro, além daqueles focos dentro das próprias casas, como vasos de plantas e bebedouro dos animais”, orienta. 

Áreas particulares

Com a nova atuação, os proprietários das áreas em que houver flagrantes estarão sujeitos à penalidade por não cumprir com suas responsabilidades previstas em lei. Conforme o Código de Posturas da cidade (lei municipal 10.741), cabe ao proprietário de terreno (edificado ou não) cercar e manter seus imóveis capinados, drenados e em perfeito estado de limpeza e conservação, evitando que os espaços sejam utilizados como depósito de lixo, detritos e resíduos.

“A legislação também permite a intervenção de agentes municipais nestes lotes quando seu estado estiver causando transtornos e oferecendo riscos à saúde ou a segurança pública. Por isso, em combate ao mosquito causador de tantas doenças, estamos agindo antecipadamente, de forma mais intensa”, conta Mário Faria.

13/11/2017

Renato Faria

Comentários

potagens mais vistas

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Meu Café no Sistema FAEMG

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Paulinho da Viola apresenta show em Uberlândia ao lado dos filhos