Governo disponibiliza indicadores da produção agropecuária mineira no período 2010-2017

Informações da plataforma FJP Dados revelam que a produção de milho, soja e sorgo deve alcançar recorde histórico em 2017.
Na pauta de exportações do estado, café em grão, carne e açúcar foram os destaques positivos

A Fundação João Pinheiro (FJP) divulgou, nesta sexta-feira (17/11), dados referentes à produção agrícola, rebanhos e produtos de origem animal de Minas Gerais entre os anos 2010 e 2017. Disponibilizadas na plataforma FJP Dados, as informações também contemplam a evolução recente dos valores exportados pela agropecuária e pela indústria alimentar mineira no período.

Parte da publicação "Indicadores Direi - Produção Agropecuária e exportações de Minas Gerais (2010-2017)", os dados mostram que a produção de grãos é destaque em Minas Gerais em 2017, com recordes históricos para o milho, soja e sorgo.

Já as exportações de produtos agropecuários de Minas Gerais, em valores (US$ FOB), aumentaram 5,6% entre janeiro e setembro se comparadas ao mesmo período de 2016, enquanto as exportações de produtos da indústria alimentar tiveram crescimento de 22,4% na mesma base de comparação.

Produção agrícola
A estimativa de safra para 2017 realizada em setembro indicou crescimento de 29,3% na produção estadual de milho, em comparação com a safra de 2016, a totalizar 7,6 milhões de toneladas, o que equivale a 8,0% da safra brasileira.
Para a produção de soja, o crescimento previsto é de 6,3% em Minas Gerais e de 19,5% no Brasil. A safra esperada é de mais de 5 milhões de toneladas, 4,4% da produção do país. A previsão de safra anual feita em setembro também anunciou que a produção de sorgo pode aumentar 107%.

Exportações
O valor das exportações de produtos agropecuários de Minas Gerais aumentou 5,6%, de janeiro a setembro deste ano comparativamente a igual período de 2016 e correspondeu a 11% do total nacional. Já as exportações mineiras de produtos da indústria alimentar cresceram 22,4% e passaram a compor 6,6% do total do Brasil.
De janeiro a setembro de 2017, o estado acumulou 74,5% do valor das exportações nacionais de café em grão. Na pauta mineira de exportações de produtos agropecuários, o valor relativo ao café em grão representou 71,5%, com aumento de 4,6% em relação ao mesmo período de 2016. Para a soja em grão, houve aumento de 8,7%, compreendendo 26,3% do total agropecuário exportado pelo estado.
As exportações de açúcar equivaleram à metade das vendas externas mineiras de alimentos industrializados e aumentaram 22,4%. As carnes representaram 38,3% nesse segmento e tiveram acréscimo de 23,1%, com destaque para a variação de 54,1% em carnes bovinas. Percebe-se uma participação ainda ínfima do café beneficiado nas vendas externas, mas que se destacou pelo crescimento de 293,1%.
Por outro lado, evidencia-se uma redução acentuada nas exportações de leite e laticínios, com valor 45,8% inferior ao período janeiro-setembro de 2016.

Rebanhos e produtos de origem animal
Na comparação dos resultados de 2016 com 2015, houve redução do efetivo dos rebanhos de bovinos (-0,6%) e galináceos (-3,3%), enquanto o rebanho de suínos aumentou 1,1%.
No mesmo período, a produção mineira de ovos de galinha cresceu de 4,3%, enquanto a produção de mel aumentou 11,1%, correspondendo a 12,4% da produção brasileira. Já a produção de leite no estado, que representa mais de 20% da pauta nacional, diminuiu 1,9%, a segunda queda anual consecutiva.

Dados
Elaborado pela Diretoria de Estatística e Informações (Direi/FJP), o estudo foi baseado em dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) de setembro de 2017, da Produção Agrícola Municipal (PAM) e da Pesquisa Pecuária Municipal (PPM), do IBGE. 
As informações sobre exportações são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio Exterior e Serviços, disponíveis na plataforma "AliceWeb". Os resultados referentes a rebanhos e produtos de origem animal de Minas Gerais, por sua vez, remetem à Pesquisa Pecuária Municipal de 2016.
Crédito (foto): Divulgação/Seapa
Mais informações: Assessoria de Comunicação da FJP – Telefone (31) 3348-9561 / 9706

Acesse as redes sociais oficiais do Governo MG

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos