Como vender mais e fidelizar o cliente na Black Friday

Conheça alguns cuidados e dicas do Sebrae Minas para tornar a data comercial uma oportunidade para os pequenos negócios


No ano passado, a Black Friday movimentou R$ 1,9 bilhões no Brasil, registrando um crescimento de 17% em relação a 2015. Somente no comércio eletrônico, mais de 281 mil pessoas realizaram aproximadamente 2 milhões de pedidos entre produtos e serviços.  Há uma semana para a “dia dos descontos”, que neste ano acontece no dia 24 de novembro (próxima sexta-feira), pequenos negócios que queiram aproveitar a ocasião para aumentar as vendas e conquistar novos clientes, devem estar atentos a alguns cuidados.

 A Black Friday surgiu nos EUA e acontece sempre na sexta-feira que antecede o Dia de Ação de Graças (este ano no dia 23 de novembro), e marca o começo da temporada de compras de Natal. No Brasil, a cada ano, aumenta o número de pequenos negócios que aderem a data comercial e aproveitam a oportunidade para liquidar o estoque do ano e aproximar mais dos clientes.

Para a analista da Unidade de Mercados e Relações Internacionais do Sebrae Minas Luciana Lessa, é fundamental que que os empreendedores e empresários tenham um planejamento adequado para não frustrar as expectativas do consumidor. “Essa é uma data de promoções. Por isso, não tente ludibriar o cliente pois eles estão cada vez mais atentos a possíveis fraudes”, alerta. 

Podem participar da campanha, lojas físicas e e-commerce de qualquer setor. A dica é selecionar os principais produtos, oferecer descontos reais e principalmente divulgar.  Em anos anteriores, a média de descontos variava entre 20% a 30%, dependendo do tipo de produto ofertado. “Planeje para oferecer ofertas que sejam atrativas para os clientes, mas com uma mínima margem de lucro para o seu negócio. Caso não seja possível dar um desconto maior, ofereça um brinde, uma condição especial ou um serviço diferenciado. De maneira nenhuma fique no prejuízo”, explica a analista do Sebrae Minas

Muitos pequenos negócios também aproveitam a ocasião para fidelizar os consumidores. A estratégia tem dado certo, tanto que muitos clientes, quando bem atendidos e satisfeitos, têm voltado as lojas para fazer as compras de Natal. “Essa é uma oportunidade para mostrar o que seu negócio tem de melhor. Neste caso, as promoções são ’iscas’. Lembre-se que a Black Friday não é somente para oferecer descontos, mas sim de ser considerada como uma estratégia para conquistar clientes e ampliar as vendas”, justifica Luciana Lessa


Dicas de sucesso para os pequenos negócios na Black Friday:

·         Defina se a participação será virtual ou no ponto físico ou nos dois.

·         Estabeleça o mix de produtos que serão ofertados.

·         Cuidado para não ficar fora do ar em momentos de pico – converse com o seu fornecedor tecnológico.

·         Os descontos irão gerar aumento de vendas, mas para garantir lucro neste evento é necessário negociar parcerias com fornecedores.

·         Cuidado com os descontos para não prejudicar a saúde financeira da sua empresa, defina a viabilidade de participação no evento.

·         Aproveite para queimar itens de menos giro.

·         Defina a faixa de desconto que será oferecida para cada categoria de produtos.

·         Não crie falsas promoções ou conceda descontos irrisórios.

·         Aproveite esta data para aumentar a sua base de clientes, portanto não pense somente no lucro que este cliente pode gerar, pense no potencial deste cliente a longo prazo.

·         Aproveite a mídia espontânea do evento.

·         Treine a sua equipe de vendas para aceitar trocas de produtos comprados pelo e-commerce na loja física.

·         A política de troca da loja deve ser clara e estar visível ais clientes.

·         No e-commerce, lembre-se de que esta modalidade prevê, legalmente, 07 dias de arrependimento na aquisição do produto

·         Cultive boas práticas e deixe o seu cliente satisfeito.

·         Não ofereça prazos de entrega impossíveis, amplie o seu atual prazo de entrega para não deixar de cumprir o prometido.


Conheça mais dicas para os pequenos negócios na Black Friday no site do Sebrae.


Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas
(31) 3379-9275 / 9276

Comentários

potagens mais vistas

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Meu Café no Sistema FAEMG

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022