Atividades inclusivas conscientizam alunos e servidores

Escola Professora Josiany França promove Diálogos Inclusivos até amanhã (18)

AdiciCleiton Borges / -PMU onar legenda
Os alunos da Escola Municipal Professora Josiany França admiraram em silêncio para depois aplaudirem a apresentação da aluna Glória Stefany de Paula Santos. Com 15 anos de idade, a estudante do 6º ano é cadeirante e nesta sexta-feira (17) foi mais uma atração da 5ª Semana dos Diálogos Inclusivos, promovido pela unidade escolar do bairro Jardim Canaã até amanhã (18). 

            Ao som da música “O vira”, na voz de Ney Matogrosso, Glória dançou e foi erguida pelos seus parceiros de apresentação, emocionando a todos. “A gente não tem limitações quando se quer algo e a dança me faz feliz”, disse a jovem.

            Para a professora de psicomotricidade, Kate Mônica Costa, trabalhar com alunos portadores de deficiências é um aprendizado permanente. “Vivemos em um mundo muito agitado, mas temos que entender e respeitar que cada pessoa possui seu tempo. Isto contribui para os progressos de cada um”, afirmou.

            Antes da apresentação de dança, os alunos puderam curtir o gingado do grupo de capoeira Ona-Rerê, do bairro Jardim Canaã.

Diálogos Inclusivos promove a união entre os alunos
Cleiton Borges / Secom-PMU 
A primeira edição do Diálogos Inclusivos foi em 2009 com a proposta de abrir o ambiente escolar para discussões, reflexões e conversas sobre inclusão, direitos humanos, respeito ao próximo e desenvolvimento sustentável. A elaboração do projeto Diálogos Inclusivos foi baseada na proposta da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), que consiste em um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade. O documento também incentiva o fortalecimento da paz universal com mais liberdade, sendo isto um desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável.

Atualmente o projeto também está em consonância com a ideologia da Escola Inclusiva, que entende as dificuldades de aprendizagem de cada aluno. Na prática isso significa melhores acolhimentos, ensino e ampliação do sentimento de compartilhamento, que contribuem no ensino e na aprendizagem. Neste tipo de gestão educativa, a escola desenvolve um ambiente onde se respeita os direitos dos alunos e reconhece a individualidade de cada um, independente das diferenças, capacidades, sexo, classe social, etnia ou formas de aprendizagem. A Educação Inclusiva apoia as qualidades e necessidades individuais e coletivas simultaneamente, para os alunos se sentirem acolhidos e se desenvolvam fisicamente e intelectualmente.

            “Todos os projetos desenvolvidos na escola têm como foco o respeito às diferenças humanas e ao meio ambiente”, disse a diretora da Josiany França, Adenilce Oliveira Souza. Ela destaca que esta edição do Diálogos Inclusivos abrange assuntos como violência, desigualdade, sexualidade e meio ambiente, entre outros. Para se atingir um amplo resultado, são utilizados jogos, exposições artísticas e diversas atividades lúdicas.

Quinta edição do projeto Diálogos Inclusivos
Local: Escola Municipal Professora Josiany França, rua Nazaré, 519, bairro Jardim Canaã
Quando: Até sábado (18)

Sexta-feira (17)
- 13h30 – Mostra de tênis e apresentação de dança com fita e do Congado Pena Branca

Sábado (18)
- 7h30 – Desfile pelo bairro Jardim Canaã com o tema ‘Desenvolvimento sustentável proposto pela Agenda 2030 – Não deixando ninguém para trás’
- 10h – Vivência Aparu e Compod

17/11/2017
Marden Rangel

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