Uberlândia comemora Dia da Leitura com ações para democratizar o acesso aos livros

Prefeitura executa e apoia várias ações de fomento, como é o caso do 'Ler com prazer'
Araípedes Luz – Secom PMU
Nesta quinta-feira (12), o Brasil comemora o Dia Nacional da Leitura, um hábito que gera uma inesgotável fonte de prazer e sabedoria a todos os seus praticantes. É por entender a importância deste costume para a formação de cidadãos cada vez mais cientes da sua própria importância no mundo, que a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, apoia atividades voltadas ao fomento da leitura e desenvolve o programa ‘Ler Com Prazer’, uma série de ações para democratizar o acesso a livros e incentivar a criação de novos leitores.

O programa é composto por vários projetos voltados a diferentes perfis (crianças, adultos, profissionais de empresas etc), mas com o objetivo idêntico de disseminar a necessidade de ler constantemente. São políticas e investimentos que fomentam a difusão das obras literárias.  

Denise Carvalho, administradora da Biblioteca Municipal e responsável pelo andamento das ações, explica que esse trabalho é capaz de transformar a vida das pessoas e, consequentemente, da sociedade como um todo.


Ainda conforme Denise, todos os projetos buscam ampliar o alcance da Biblioteca, que conta com um acervo de 43 mil obras. “Procuramos colocar o livro o mais perto possível do leitor que não pode ir até nós. Queremos manter o hábito em quem já é um leitor e também criar esse costume em quem ainda não tem”, contou.
Veja alguns dos projetos executados dentro do programa ‘Ler com Prazer’:

Araípedes Luz – Secom PMU



> Ônibus Biblioteca – Imagine uma verdadeira coletânea itinerante cheia de obras de qualidade indo até vários pontos da cidade. Esse é o Ônibus Biblioteca, um veículo adaptado com prateleiras de livros que atua em dez bairros do município, com visitas quinzenais, atendendo a uma média de 4.000 pessoas por mês. Mais informações aqui. 

> Carro Biblioteca - O Carro Biblioteca é uma Kombi com caixas repletas de exemplares, estacionada quinzenalmente em frente à entrada que dá acesso à plataforma de atendimento do Centro Administrativo. A intenção é fomentar o acesso, o gosto e o hábito da leitura em servidores municipais.  O trabalho foi criado na primeira gestão do prefeito Odelmo Leão (2007) e foi reativado pela Secretaria Municipal de Cultura no início deste ano. Mais informações aqui.

> Caixa Estante – Um acervo de 150 livros, emprestado às instituições privadas ou públicas para incentivar os profissionais a lerem. O projeto prevê que, ao solicitar a caixa, o responsável pela empresa possa especificar os títulos e gêneros que deseja receber. Atualmente, existem caixas em quatro instituições da cidade, que ficam, em média, quatro meses com as obras. Mais informações aqui.

> Mini-Bibliotecas nos terminais de ônibus – Quem for às estações um, três, cinco e 11 do corredor de ônibus da avenida João Naves de Ávila, além dos terminais dos bairros Planalto e Umuarama, terá acesso a prateleiras de livros que poderão ser levados gratuitamente para a casa. A proposta é que ao término da leitura, o livro seja devolvido em qualquer estação que tenha as estantes para que mais crianças, adolescentes, adultos e idosos possam utilizá-lo. Mais informações aqui.

> Contação de Histórias – Para apresentar a criança ao mundo mágico dos livros, é realizada a contação de histórias na Biblioteca Municipal. O trabalho é executado por profissionais especializados que transformam aquela experiência em inesquecível para as crianças. Em caso de solicitações, os profissionais da Biblioteca também vão até as escolas da rede pública realizar o projeto.

> Momento Literário – Trata-se de uma interação entre algum escritor local e o seu leitor, por meio de  debates e palestras em escolas. Esse projeto pode ser feito de diferentes formas, mas acontece mediante solicitação dos próprios escritores.
11/10/2017

Renato Faria

renatofaria@uberlandia.mg.gov.br

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos