Santa Genoveva parabeniza pelo dia do anestesiologista

www.naoperdenao.com.br
Em 16 de outubro é comemorado o dia do anestesiologista, o médico responsável pela segurança dos pacientes durante qualquer procedimento cirúrgico.  Esta data foi escolhida por ter sido realizada a primeira intervenção cirúrgica sob anestesia geral em 1846, quando ocorreu a extirpação de um tumor cervical de um jovem de 17 anos. No Brasil, a primeira cirurgia com anestesia geral aconteceu em 25 de maio de 1847, no Hospital Militar do Rio de Janeiro.


Desde aquela data, observa-se um avanço muito grande da especialidade. Segundo publicação do New England Jornal of Medicine, a principal revista médica do mundo, a anestesiologia moderna é um dos três maiores avanços da humanidade para a redução da mortalidade, impactando diretamente para o aumento da expectativa de vida do homem.


Um dos maiores avanços da anestesiologia foi a adoção de uma avaliação e preparo pré-anestésico. Segundo o anestesiologista do Santa Genoveva e responsável pelo Programa de Residência Médica em Anestesiologia, Dr Fernando Cássio do Prado Silva, a avaliação pré-anestésica do paciente é fundamental. “Nós avaliamos o estado de saúde do paciente, fornecemos orientações e avaliamos os riscos. É um momento ímpar para a segurança do paciente e seus familiares”, disse o médico.

De acordo com médico, o anestesiologista é responsável pelo cuidado com o paciente em um dos principais momentos da vida de um indivíduo, o dia em que a pessoa será submetida a uma cirurgia. “Proporcionar conforto e segurança a este momento é algo especial”, afirma.


Especialização em Anestesiologia do Santa Genoveva é uma das melhores do país

Segundo a Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), o Hospital Santa Genoveva de Uberlândia possui um dos melhores Programas de Residência Médica em Anestesiologia do país. O Ranking foi publicado em 29 de setembro e o Hospital está entre os melhores, ao lado de instituições de renome nacional como USP, Unesp e Unifesp. Em Minas, apenas outras duas Residências de Anestesiologia também estão no topo da lista, ambas em Belo Horizonte: UFMG e Santa Casa.

Para o anestesiologista Dr Fernando, coordenar um dos melhores Programas de Residência Médica do país é uma grande honra. “Estamos colhendo nosso melhor resultado, consequência de um trabalho sério de todos os médicos do Departamento de Anestesiologia e de diversos outros colegas. É muito gratificante poder contribuir para que o Hospital seja elevado ao patamar de uma das melhores instituições de saúde do país”, finaliza o médico.








Ana Carolina Amorim
redacao@prelocomunicacao.com.br
(34)  3255-1415 / (34) 9 9922-986

Comentários

potagens mais vistas

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Meu Café no Sistema FAEMG

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022