Governo entrega 254 títulos de propriedade rural a famílias do Jequitinhonha

Araçuaí, Itaobim e Joaíma são beneficiados com retomada do programa de regularização fundiária, realizado por meio da Seda

Além da garantia da posse da terra, o beneficiário passa a ter a possibilidade de acesso a várias políticas públicas 


Maria Vanilda Vieira da Silva, 50 anos, nasceu em Gangorrinha, comunidade rural a 40 quilômetros de Joaíma. Na propriedade herdada dos avós, ela vive com o esposo e três filhos e ainda cultiva a terra. “O que a gente planta é mais para comer mesmo. Até o café que eu tomo é colhido lá”, conta Vanilda.

Ela é uma das 254 beneficiadas pela entrega de títulos de propriedade rurais aos municípios de Araçuaí (40), Itaobim (98) e Joaíma (116), no Território do Médio e Baixo Jequitinhonha. “Estou muito feliz por receber meu título. Confesso que nunca esperava na vida ter a posse da minha terra”, afirma.

A ação do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda), é mais um resultado da retomada do programa estadual de regularização fundiária rural, atendendo demanda histórica da região.

Desde 2015, quando o programa foi reestruturado, já foram entregues cerca de 1.500 títulos, com mais de 4,9 mil propriedades medidas e 8.600 recadastramentos realizados, atendendo mais de 30% da demanda reprimida, desde a paralisação do processo em 2011. Entre 2012 e 2014, em todo o estado foram entregues apenas 50 documentos.

Registro gratuito

Ao participar das entregas dos títulos, o secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, Professor Neivaldo, lembrou que, para ser o dono da terra, é necessário fazer o registro do título de propriedade rural no cartório.

“Vocês esperaram muito tempo para receber o título da terra e agora devem procurar o cartório de registro de imóveis mais próximo de sua cidade para efetuar a matrícula gratuitamente. Isso é fundamental para que seu direito a posse seja efetivado”, afirmou nesta terça-feira (10/10), durante entrega em Joaíma. Os municípios de Araçuaí e Itaobim receberam o documento na última segunda-feira (9/10).

O presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais de Minas Gerais (Fetaemg), Vilson Luiz da Silva, destacou a importância do programa para os trabalhadores rurais. O dirigente aproveitou a oportunidade para reafirmar a necessidade de ampliação da política pública para outros municípios mineiros. “Estamos muito felizes de poder participar dessa entrega, mas precisamos garantir que outros municípios sejam atendidos”, afirmou.
O programa é realizado em parceria com a Emater-MG, Fetaemg, por meio dos sindicatos, com as prefeituras, câmaras municipais, cartórios, Ministério Público Estadual, entre outros.

Cidadania no Campo

A regularização de terras rurais devolutas (sem registro) é um importante fator para a solução de conflitos sociais, garantia do direito à terra e a melhoria da qualidade de vida de agricultores e agricultoras familiares, promovendo a cidadania no campo.

Além da garantia da posse da terra, o beneficiário passa a ter a possibilidade de acesso a várias políticas públicas, como linhas de crédito e de financiamento para o plantio, como o Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf).

Também participaram das entregas os prefeitos Armando Jardim Paixão (Araçuaí), Charles Vieira da Costa (Itaobim), Dauro Barreto, os deputados estaduais, Dr. Jean e Rogério Correia, os presidentes dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Antônio das Graças (Araçuaí), Marcelo Pereira (Itaobim) e Eliezer Furtado (Joaíma), o secretário executivo dos Fóruns Regionais, Dalmo Gonçalves da Costa. entre outros.

Comentários

potagens mais vistas

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Meu Café no Sistema FAEMG

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022