Endocrinologista do Hospital Santa Genoveva orienta sobre Dia Nacional de Prevenção à Obesidade

 Joel R Heitor Filho
Em outubro, além da campanha de conscientização sobre o câncer de mama, é comemorado também, amanhã (11), o Dia Nacional de Prevenção à Obesidade.  A data, instituída em junho de 2008, tem o intuito de orientar sobre a importância da alimentação saudável e a prática de atividades físicas. Para tanto, o Hospital Santa Genoveva faz uma campanha de conscientização entre os funcionários e pacientes.    


Segundo dados recentes divulgados pelo Ministério da Saúde, uma em cada cinco pessoas no Brasil está obesa. De acordo com a pesquisa realizada em todas as capitais brasileiras, o número saltou de 11,8% em 2006, para 18,9%, em 2016. O número de crianças e adolescentes com percentual de gordura elevado também cresceu. Aproximadamente 23% das crianças até 12 anos estão com sobrepeso, enquanto 10% delas estão obesas. Ainda de acordo com a pesquisa, os brasileiros estão consumindo cada vez menos alimentos saudáveis.

A pesquisa aponta que a obesidade aumenta com o avanço da idade. O índice entre os brasileiros de 25 a 44 anos é de 17%. O sobrepeso também cresceu, passou de 42,6% para 53,8% em 10 anos. Dados mostram que  apenas um entre três adultos consome frutas e hortaliças em cinco dias da semana.

Para o endocrinologista do Hospital Santa Genoveva, Joel R Heitor Filho, a obesidade precisa ser tratada como um problema de saúde pública, uma vez que o número de casos aumenta a cada ano. “Com esse crescimento conseguimos observar também o aumento de pessoas diabéticas e hipertensas, as doenças crônicas não transmissíveis e silenciosas que mais matam atualmente, pois estão diretamente ligadas ao infarto e derrames cerebrais. Além disso, doenças como depressão e ansiedade também estão associadas com o ganho excessivo de peso”, finaliza o médico.



O Hospital

O Santa Genoveva conta com equipe multidisciplinar composta por endocrinologistas, nutricionistas, psicólogos e psiquiatra capazes de auxiliarem o paciente no combate à obesidade.



Dados do Ministério da Saúde

Para ser obeso o indivíduo precisa ter seu IMC ( índice de massa corporal) maior que 30; com sobrepeso, o IMC fica entre 25 e 30.  Já o peso no normal, o  IMC é menor que 25.

O IMC de 30,1 a 34,9, refere-se a obesidade grau 1; de 35 a 39,9 é obesidade grau 2 e, acima de 40, obesidade grau 3, ou mórbida.



Informações para a Imprensa
Ana Carolina Amorim
redacao@prelocomunicacao.com.br

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023