APAEs reclamam de atraso de recursos do Estado para a Casa Lar

Representantes das APAEs estiveram, nessa segunda-feira (9/10), em uma audiência pública na Assembleia Legislativa (ALMG) para reclamarem dos atrasos recorrentes que o Governo de Minas tem tido com essas associações, principalmente em relação ao Programa Casa Lar. O pagamento é quadrimestral e o último, que deveria ser realizado em agosto, está sendo creditado nessa terça (10/10), dois meses depois.

Para o deputado estadual Arnaldo Silva, o que está ocorrendo é uma ausência de planejamento do Governo de Minas em relação às prioridades. “Talvez seja mais sincero e transparente que se tenha com clareza qual a relação do Governo de Minas com as Apaes. Essa entidade realiza um trabalho de muita dedicação e desprendimento, numa função que seria do Estado. Sem recursos, o serviço fica comprometido”, explicou Arnaldo, que também é vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da ALMG.

O deputado sugeriu que o Governo de Minas saia do gabinete e visite uma APAE. “Vão lá entender como funciona a entidade, o dia a dia, a prestação do serviço que é feito lá dentro. Talvez assim, possam entender a gravidade do problema que está sendo tratado aqui”.
ABRIGO - A Casa Lar existe desde 1997, e é um serviço realizado por 28 APAEs mineiras, em um termo de colaboração com a Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese). O programa abriga pessoas com deficiência intelectual, que viviam na antiga Febem. A maior parte deles já perdeu o vínculo familiar.
Segundo a presidente da APAE-BH, Judith Maria Magalhães, o custo per capta mensal é de quase R$2.500,00 e o Estado repassa R$1.500,00 por abrigado da Casa Lar. “Além de estar defasado, estamos sofrendo sérios atrasos. Nós lidamos com vidas. Eles estão envelhecendo, precisam de remédios e não encontramos os medicamentos nas farmácias públicas. Um descaso absoluto”, desabafou.
VISITA - Para evitar que esse problema ocorra em dezembro, os deputados da comissão fizeram um requerimento solicitando uma visita à secretária estadual de Desenvolvimento Social, Rosilene Rocha. Eles querem discutir medidas que possam ser adotadas a curto prazo. A comissão também vai realizar uma audiência pública para tratar da situação das Casas Lares de Minas Gerais.


Fonte: ASCOM / Texto e foto: Janaina Massote

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos