SOS RIO SANTA CATARINA - VAZANTE – MINAS GERAIS - 23/09/2017-UM RIO QUE ESTÁ MORRENDO PEDE SOCORRO

SOS RIO SANTA CATARINA  - VAZANTE – MINAS GERAIS  - 23/09/2017-UM RIO QUE PEDE SOCORRO



Desde o dia 05/06/2017, dia do Meio Ambiente,que o grupo de  de voluntários e AMIGOS DO RIO SANTA CATARINA está buscando as autoridades locais e também fora para que nos auxilie na resolução da exploração desenfreada e criminosa da mineradora através da sua mina subterrânea.
Esta mineradora já foi denunciada pelo aparecimento de dolinas em Vazante/MG por uma PROFESSORA em 2008 que colheu assinaturas e encaminhou para que fossem tomadas as providências. Porém em pesquisa na internet podemos constatar que a história inicia da implantação da mina subterrânea.
O histórico de denuncias e relatos são vários e isso significa que a muito tempo as autoridades silenciam e enquanto isso as águas do subsolo são esperdiçadas e o as do Rio Santa Catarina  são tragadas e somem através das dolinas. Como aconteceu com o Poço verde e as Lagoas do Sucuri e Nascentes, sem contar com os córregos que desapareceram por completo.
No final deste está disponibilizado  links como fonte de  pesquisa para que aqueles que queiram conhecer um pouco mais o façam sem restrições. A  realidade da cidade de Vazante em Minas Gerais que sofre calada porque a empresa e a política sempre dão a palavra final. É um caso sério e precisa ser avaliado pelos órgãos fiscalizadores e também o Ministério Público,o qie recentemente o Promotor da comarca de Vazante Promotor Dr.Lucas Francisco Romão e Silva.em entrevista concedida à Radio Montanheza salientou que que as providências já estão sendo tomadas.
Está ficando muito perigoso para todos nós. Até andar no leito do Rio Santa Catarina já é perigoso, pois as dolinas não tem hora para surgirem. São provocadas pelo rebaixamento do solo na cidade e região e a composição do nosso solo não resiste,  a terra afunda e com ela lá se vão nossos peixes, animais e nossa água do Rio Santa Catarina, (Catirina), córregos, lagoas e nascentes. O bombeamento das águas do subsolo é intenso e não tem trégua haja seca ou chuvas. De 2011 para cá em épocas de chuvas o perigo é eminente e tem áreas urbanas em Vazante que já está proibido a construção de casas para moradias. O terreno cede.
Não há como conceber a ideia de que com tanto bombeamento das águas do subsolo as nascentes sobrevivam em nossa região e venha contribuir com as águas do Rio Santa Catarina. O Rio Paracatu sofre as consequências da diminuição das águas e consequentemente vai repercutir no Rio São Francisco.
Se um acordo foi feito em 2008/2009 precisa ser revisto.Foi repudiado este acordo a nosso ver não tiveram o cuidado de impedir que a mineradora provocasse o surgimento das dolinas no leito do Rio Santa Catarina, embora os especialistas da UFU já constassem em seus relatos de que o bombeamento das águas no subsolo aumentaria o risco do surgimento de muitas dolinas, a exploração continuou salientou Cleuza.
  Este documento está disponível na internet e pode ser acessado a qualquer momento. Fragmentos abaixo da jornalista e Coordenadora da rede Social de Justiça e Direitos Humanos,  Maria Luisa Mendonça para ilustrar e referendar a nossa indignação.
Estudos mostram que a água subterrânea no local está ligada ao Aqüífero Guarani. Este é o maior manancial subterrâneo do mundo e abrange parte do território
do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. No Brasil, o Aqüífero Guarani está localizado nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná,
Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A mineradora coloca em risco outro importante patrimônio natural, pois em Vazante estão localizadas algumas das maiores grutas de Minas Gerais. O rebaixamento do lençol freático pode causar o desmoronamento dessas grutas. Um laudo elaborado por técnicos da Universidade Federal de Uberlândia constatou ainda que a diminuição do nível do aqüífero pode levar a “destruição de edifícios e equipamentos urbanos. Pessoas podem ser vitimadas pela destruição de suas moradias”.
Com a drenagem da água subterrânea, aumentaram os fenômenos conhecidos como dolinas -enormes crateras que se formam de maneira abrupta, como se fosse uma implosão. Em seu livro “Crateras da Cobiça”, o jornalista J. Carlos de Assis explica como ocorre a formação dessas crateras. “Quando essas águas são bombeadas, no processo de sucção na frente de mineração subterrânea, reduz-se a resistência ao peso da superfície, que é tragada para os bolsões secos,formando as dolinas”.
https://www.ecodebate.com.br/2008/04/24/vazantemgminasubterraneadavotorantimgeradevastacaoambiental/
As medidas propostas pela mineradora são leves demais e a exime de qualquer responsabilidade com o meio ambiente. O Rio se transformou hoje nos fundos da própria empresa como um rio subterrâneo, mas sem vidas ...  Acordo fechado e os resultados gradativos resultaram no secamento do leito do Rio Santa Catarina.
Os anos passaram e os problemas continuaram a acontecendo conforme os links de pesquisa abaixo informados. Em 2014 novamente outras denúncias e de lá para cá a situação somente piorou.
Praticamente extinta nossa fauna e flora. A empresa impede a entrada e até a permanência a beira do Rio Santa Catarina. Águas contaminadas que segundo eles são monitoras, mas como os animais morrem e os peixes? Se não servem nem para os animais silvestres que ainda vagueiam por ali beberem quanto mais para os humanos?
 Hoje mais de 6 km de leito seco, pois as aguas que chegam ao Rio Santa Catarina por seus efluentes são sugadas pelos dolinamentos e também pela própria mineradora que recolhe por autorização conforme suas outorgas e somente as devolve inclusive com as águas do aquífero que estão sendo bombeadas porque se não a mina pode ser invadida pelas mesmas e ali tem homens e máquinas trabalhando e aí o desastre seria mais um, pois o desastre ecológico que está criminalmente visível a olho nu acontece todos os dias e nenhuma autoridade toma providências.
Solicitamos através de um requerimento a visita da Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio São Francisco que foi para a Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, requerimento datado em 07/06/17, encaminhado via sedex dia 16/06/17, mas até o momento não obtivemos uma resposta positiva.
O Ministério Público de Vazante/MG fez uma requisição ministerial ao Coordenador do Núcleo Regional de Fiscalização Noroeste que tem sede em Unaí/MG e no dia 09/05/17 os ficais compareceram para averiguação.
Constataram que:


 Enfim encontrou o leito do Rio Santa Catarina seco e não encontraram dolinas abertas porque com certeza a mineradora já havia feito a cobertura com seus rejeitos.
Vejam as fotos que constam no relatório feito pelos fiscais e depois compare com as nossas publicadas e divulgadas em nossos perfis e no Grupo SOS RIO SANTA CATARINA:

Conclusão: A empresa continua a sua exploração, o leito do Rio Santa Catarina sem agua, com dolinas surgindo diariamente e a empresa fazendo o tamponamento, e este filme de terror não tem fim.
A impressa local é patrocinada pela empresa e assim ficamos sem voz.
Parece-nos que o poder desta mineradora é inquestionável. A todos parece ser imposta a lei do silêncio. Todos se rendem as suas respostas quando a mesma é pressionada ou fiscalizada. Quem está favor do Rio e da preservação do meio ambiente é que parece está errado. Atitudes e ações positivas e concretas a favor do Rio Santa Catarina e das aguas do subsolo ninguém vê e cobra por parte das autoridades. Será que ela é dona do aquífero também ou se dá o respeito e empoderamento por ela pertencer a um grupo poderoso no Brasil?
O Rio Santa Catarina continua sem água e cheio de dolinas:

FOTOS ERNADO ALVES – 16/09/17
O Rio Santa Catarina continua sem água e cheio de dolinas:


Aqui as lonas impedem que a água seja sugada pela dolina.
FOTOS ERNADO ALVES – 16/09/17



Flagrante de dolina engolindo as águas no leito do Rio Santa Catarina




Flagrante escoramento de terra e leito do Rio totalmente prejudicado



Flagrante leito do Rio Santa Catarina e suas aguas apodrecendo


Flagrante leito do Rio Santa Catarina com lonas para segurar águas – dolina aberta
Flagrante dolinas, rejeitos de minério e lonas  leito do Rio Santa Catarina


Flagrante dolina aberta leito do Rio Santa Catarina
Flagrante águas apodrecendo leito do Rio Santa Catarina


Flagrante  caminhão da mineradora jogando rejeitos na dolina gigante  







Flagrante leito do Rio Santa Catarina 








Estas fotos foram extraídas da filmagem e divulgadas no GRUPO SOS RIO SANTA CATARINA
Nosso grupo continua firme e divulgando a grave situação que se encontra o Rio Santa Catarina que além de ter suas aguas sugadas pelas dolinas provocadas pela mineradora tem também a COPASA que joga o esgoto da cidade de Vazante no leito do rio. Não faz o tratamento, cobra uma taxa absurda nas contas da população e contribui para a contaminação das águas do Rio que já vem sofrendo com as ações e explorações da mineradora.
A partir de 01/10/17 começa a piracema e os peixes não terão aguas porque o Rio Santa Catarina já está com mais  de 6 km de leito seco e cheio de dolinas. Mesmo que tivesse agua eles acabariam sendo engolidos também pelas dolinas. No subsolo eles vão morrer.  O crime não é pequeno não, é grande e nada se faz para revogar a licença da mineradora até que ela apresente uma alternativa e devolva as aguas para o Rio Santa Catarina que também pertence à Bacia do São Francisco.
As aguas subterrâneas de Vazante e região estão ligas ao Aquífero Guarani conforme nota em documento da jornalista e Coordenadora da rede Social de Justiça e Direitos Humanos,  Maria Luisa Mendonça para ilustrar e referendar a nossa indignação.
Desta forma, um dos principais problemas apontados na operação da mina subterrânea é a quantidade de água bombeada do subsolo, que causa o rebaixamento do lençol freático e das reservas de águas subterrâneas. A região, que apresenta sub-solo calcáreo, abriga enormes aqüíferos. O resultado desse desperdício tem sido a drenagem de águas subterrâneas, de córregos, lagoas e açudes. A Lagoa do Sucuri e o Poço Verde, próximos à mina, secaram completamente. Estes eram locais de lazer da população local, onde a água era limpa e havia grande quantidade de peixes. Ocorre também o problema da contaminação dos solos, rios e água pelos rejeitos da mineração, como no Rio Santa Catarina. A contaminação do rio por metais pesados causou a morte de milhares de peixes e destruiu praticamente toda a sua fauna.
(...)
Estudos mostram que a água subterrânea no local está ligada ao Aqüífero Guarani. Este é o maior manancial subterrâneo do mundo e abrange parte do território do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. No Brasil, o Aqüífero Guarani está localizado nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
https://www.ecodebate.com.br/2008/04/24/vazantemgminasubterraneadavotorantimgeradevastacaoambiental/

No dia 13/07/17 uma Comissão composta por membros do Comitê da Bacia do Rio Paracatu fez uma visita a mineradora e o resultado é que tudo permaneceu como estava acontecendo , algumas recomendações de praxe, a culpa é da crise hídrica e as respostas da mineradora foram as mesmas, assim como as dá as redes de TV que mostram reportagens.
                                                                                       
De que adianta manter e proteger uma mineradora a custa da nossa agua, da vida dos nossos peixes, dos nossos animais e da nossa gente? A vida morre e a empresa oferece impostos a troco de poucos empregos. O tempo de muitos empregos já passou por ali.
Ernando Alves – 16/09/17- Peixe em decomposição

Flagrante de águas no leito do Rio Santa Catarina sendo sugadas pelas dolinas e outras seguindo o curso e assim o nosso Rio Santa Catarina e todas as águas do aquífero estão indo embora. A ganância do homem empresário e o descaso de autoridades locais só tem prejudicado a sobrevivência dos seres humanos e dos animais da região de Vazante em Minas Gerais e contribuído para a crise hídrica se agravar ainda mais.
O ciclo normal das águas da Mãe Natureza já não se faz naturalmente, pois a ganância e o descaso dos órgãos públicos que tem o dever de zelar e fazer cumprir as normas contribui para que a água não cumpra o seu papel na criação universal.
Nossas águas lutam bravamente para seguir seu curso, mas o homem a impede.
Não sei o que nos  espera, mas  buscamos ajuda para salvar as águas do subsolo e do Rio Santa Catarina em Vazante /Minas Gerais.
Confiante estamos todos os envolvidos de que algo possa ser feito, pois se até leis são revogadas quanto mais licenças ambientais em que se comprova que os danos ao meio ambiente são visíveis e alguns irreversíveis. É preciso chamar a luz e a razão todos os envolvidos e assim salvar as nossa águas enquanto há tempo.
Concluo e peço perdão se na ânsia de pedir ajuda, eu pequei na gramática e nas regras. Coloco-me a disposição para quaisquer esclarecimentos.
Antes que seja tarde....agradeço a preciosa atenção para este relato e os links que disponibilizo para estudo e análise. 
Respeitosamente e em nome de grupo de pessoas que querem um mundo melhor,
Cleuza Maria Rodrigues Borges
CPF 271.679.095-72 – MG 3-715.835
(34) 99953-6422 – 99199-1963
https://web.facebook.com/groups/459560024405558/?ref=bookmarksVídeos :https://web.facebook.com/ernando.alves.167/videos/2290381967853723/https://web.facebook.com/ernando.alves.167/videos/2348707868687799/https://web.facebook.com/ernando.alves.167/videos/2356707867887799/https://web.facebook.com/cleuzamaria.rodriguesborges/videos/1508719769193850/https://web.facebook.com/ernando.alves.167/videos/2355614211330498/https://web.facebook.com/ernando.alves.167/videos/2355021564723096/https://web.facebook.com/ernando.alves.167/videos/2353966444828608/https://web.facebook.com/ernando.alves.167/videos/2354235141468405/https://web.facebook.com/ernando.alves.167/videos/2354256488132937/https://web.facebook.com/ernando.alves.167/videos/2353927538165832/https://web.facebook.com/ernando.alves.167/videos/2353863044838948/https://web.facebook.com/ernando.alves.167/videos/2303102933248293/https://web.facebook.com/ernando.alves.167/videos/2303137946578125/https://web.facebook.com/ernando.alves.167/videos/2300628866829033/https://web.facebook.com/ernando.alves.167/videos/2294609784097608/https://web.facebook.com/ernando.alves.167/videos/2292402564318330/https://web.facebook.com/cleuzamaria.rodriguesborges/videos/1419329178132910/https://web.facebook.com/ernando.alves.167/videos/2290381967853723/https://web.facebook.com/ernando.alves.167/videos/2286133334945253/https://web.facebook.com/tiaozinho.pepe/videos/g.459560024405558/994590264010796/?type=2&ifg=1https://web.facebook.com/cleuzamaria.rodriguesborges/videos/g.459560024405558/1409423965790098/?type=2&ifg=1https://web.facebook.com/cleuzamaria.rodriguesborges/videos/g.459560024405558/1409423965790098/?type=2&ifg=1https://web.facebook.com/cleuzamaria.rodriguesborges/videos/g.459560024405558/1409423965790098/?type=2&ifg=1
Imagens:https://web.facebook.com/photo.php?fbid=2356696541222265&set=a.1551971615028099.1073741884.100006458269632&type=3&ifg=1https://web.facebook.com/photo.php?fbid=2304545126437407&set=a.1551971615028099.1073741884.100006458269632&type=3&ifg=1https://web.facebook.com/photo.php?fbid=2356696844555568&set=a.1551971615028099.1073741884.100006458269632&type=3&ifg=1https://web.facebook.com/photo.php?fbid=1508070712592089&set=pcb.512624962432397&type=3&ifg=1https://web.facebook.com/photo.php?fbid=1418108141588347&set=gm.465529510475276&type=3&ifg=1https://web.facebook.com/photo.php?fbid=1417072938358534&set=gm.464930670535160&type=3&ifg=1https://web.facebook.com/photo.php?fbid=1512178288847998&set=g.459560024405558&type=1&ifg=1https://web.facebook.com/photo.php?fbid=1512178035514690&set=g.459560024405558&type=1&ifg=1https://web.facebook.com/groups/459560024405558/photos/ Todas as fotos divulgadas no Grupo Público SOS RIO SANTA CATARINA - FACEBOOK
Cleuza Maria Rodrigues Borges – Facebookhttps://web.facebook.com/photo.php?fbid=1511737092225451&set=gm.514264648935095&type=3&theater
Ernando Alves – Facebookhttps://web.facebook.com/ernando.alves.167https://web.facebook.com/photo.php?fbid=1436118119787349&set=pcb.475653399462887&type=3&ifg=1
Reportagem 2014 – Jornal de fato Vazantehttp://jornaldefatovazante.blogspot.com.br/2014/11/rio-santa-catarina-pede-socorro.html
Reportagem Correio Regionalhttps://correioregional.net/2017/09/17/caminhoes-pipa-de-lagamar-estao-buscando-agua-em-vazante/https://correioregional.net/2017/09/11/racionamento-veja-como-esta-o-rio-carranca-que-abastece-a-cidade-de-vazante/https://correioregional.net/2017/06/13/seca-no-rio-santa-catarina-confira-entrevista-da-radio-liberdade-fm-com-gerente-geral-da-votorantim-metais/https://correioregional.net/2017/05/16/prefeitura-de-vazante-solicita-esclarecimentos-da-votorantim-metais-sobre-a-seca-de-trecho-do-rio-santa-catarina/https://www.patoshoje.com.br/noticia/votorantim-envia-nota-explicando-secagem-de-quilometros-do-rio-santa-catarina-em-vazante-33100.htmlhttps://correioregional.net/2017/05/27/preocupacao-parte-do-rio-santa-catarina-em-vazante-volta-a-ficar-sem-agua-por-causa-de-dolinas/Reportagem TV Paranaíba https://www.youtube.com/watch?v=qjMpmIqG0G4 – Engenheiro Agrônomo explica o surgimento de dolinas https://web.facebook.com/cleuzamaria.rodriguesborges/videos/g.459560024405558/1409422245790270/?type=2&ifg=1https://web.facebook.com/cleuzamaria.rodriguesborges/videos/g.459560024405558/1409423965790098/?type=2&ifg=1Reportagem NTV – Patos de Minashttps://www.patoshoje.com.br/noticia/buraco-se-abre-em-rio-de-vazante-engole-agua-e-deixa-quilometros-do-rio-secos-33084.html  Publicado em 27/04/2017https://web.facebook.com/cleuzamaria.rodriguesborges/videos/1507700835962410/Outras reportagens  - Histórico das dolinas envolvendo a mineradora em Vazante/ MGhttp://www.ecodenuncia.org/noticia_40.html Desastre Anunciado!Data da notícia: 13/12/2005 http://www.ecodenuncia.org/noticia_35.html Um novilho cai dentro de uma Dolina veja as fotos Data da notícia: 02/03/2005 http://www.ecodenuncia.org/noticia_41.html Situação de Vazante
Data da notícia: 17/07/2006 http://www.ecodenuncia.org/noticias.html  várias reportagens sobre as dolinas em Vazante/ MGhttp://www.oeco.org.br/reportagens/20291-um-municipio-entrando-no-buraco/ 19/11/ 2008http://www.suassuna.net.br/2017/04/vazante-mg-mina-subterranea-da.html 24/04/2008http://www.ecodenuncia.org/noticia_44.htmlMinistério do Meio Ambiente exige reparação ambiental em VazanteData da notícia: 03/12/2008 http://www.ecodenuncia.org/noticia_45.html 01/02/2009 Cidade em Minas é tomada por crateras em área mineradorahttp://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/mgtv-2edicao/videos/v/chuvas-provocam-surgimento-de-dolinas-em-bairro-de-vazante-mg/2512041/ em 2013http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/2013/04/surgimento-de-crateras-assustam-moradores-de-vazante.html  01/04/2013 http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/2013/12/chuva-volta-formar-crateras-e-colocar-casas-em-risco-em-vazante.html  16/12/2013 http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/mgtv-1edicao/videos/v/familias-de-vazante-deixam-casas-por-conta-de-crateras/3024295/  17/12/2013http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/2014/02/decisao-suspende-construcao-de-casas-em-residencial-de-vazante-mg.html  26/02/2014https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/download/28253/18371de V de Bessa - ‎2015 LOCALIZADA ENTRE A CIDADE DE VAZANTE-MG E A MINA DE ..... e remanescentes de vegetação, localizadas na planície aluvionar do rio Santa Catarina;.
https://www.carosamigos.com.br/index.php/cotidiano/5724-e-o-chao-se-abriu-2 08/12/2015http://paracatu.net/view/7374-buraco-se-abre-em-rio-de-vazante-engole-agua-e-deixa-quilometros-do-rio-secos  27/04/2017http://www.montanheza.com.br/home/not_jornal=2ver.php?id=7956 16/05/17
Ecodebate – Internethttps://www.ecodebate.com.br/2008/04/24/vazantemgminasubterraneadavotorantimgeradevastacaoambiental/

Facebook – Prefeitura de Vazante – MGhttps://web.facebook.com/pmvazante/photos/a.351456518283259.82599.351452628283648/1370064249755809/?type=3&theater&ifg=1Vídeos youtube https://www.youtube.com/watch?v=jlktZw6q6C0 – 2008https://www.youtube.com/watch?v=RN1TBDpBS-Q vídeo mostra a água dentro da mina subterrânea em Publicado em 5 de out de 2011https://www.youtube.com/watch?v=g9XJ5yh3jngPatos Hoje – em 27/04/2017- Dolinas dentro do Rio Santa Catarina

https://www.youtube.com/watch?v=qjMpmIqG0G4https://www.youtube.com/watch?v=s4KKkElscGY Salvem o Rio Santa Catarina - Rio "Catirina"

Relatório visita da Comissão da Bacia do Rio Paracatu – AnexoRequisição Ministerial e Relatório dos Autos da Fiscalização – AnexoImagem conta de água – Morador de Vazante – Anexo



VEJA OS VIDEOS DE TODA A CAMPANHA PARA SALVAR ESTE MARAVILHOSO RIO SANTA CATARINA EM VAZANTE MG-

FONTE:Cleuza Maria Rodrigues Borges
CI– MG 3-715.835
(34) 99953-6422 – 99199-1963
FOTOS ERNADO ALVES
MATÉRIA CEDIDA GENTILMENTE PELO GRUPO SOS SANTA CATARINA
NA PESSOA DE CLEUZA MARIA RODRIGUES BORGES E  ERNANDO ALVES
MODIFICADA  POR VANDERLEI JOSÉ DE MELO-JORNAL AGORA 34 988943602.
UTILIZAMOS ALGUNS LINKS DE MATÉRIAS JÁ PUBLICADAS NA REDES SOCIAIS DESDE O INICIO DESTA CAMPANHA PARA EVITAR A PERCA DE UM RIO QUE MUITO SERVE AO MUNICIPIO DE VAZANTE E LAGAMAR MG





Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023