Em iniciativa inédita e em prol do trânsito, prefeito Odelmo Leão firma parceria com a Polícia Militar

Uberlândia é a primeira cidade do interior do estado a assinar convênio com foco nas ações de educação e fiscalização; militares atuarão em conjunto com os agentes de trânsito até 2020

A Prefeitura de Uberlândia e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) firmaram, na tarde desta quarta-feira (20), um convênio que permitirá que a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) e a corporação policial atuem em conjunto em atividades de educação e de fiscalização no trânsito da cidade até 2020. A cooperação foi assinada, em cerimônia no Centro Administrativo Municipal, pelo prefeito Odelmo Leão, pelo vice-prefeito e secretário municipal de Trânsito e Transportes, Paulo Sérgio Ferreira, e pelo comandante da 9ª Região da Polícia Militar (RPM), Cláudio Vítor Rodrigues Rocha.


A iniciativa conferirá mais efetividade ao trabalho desenvolvido no município. “É uma parceria importantíssima que trará mais qualidade ao nosso trânsito e beneficiará toda a população da cidade, ocasionando mais segurança aos motoristas, passageiros, pedestres e usuários do transporte coletivo”, afirmou o prefeito Odelmo Leão. O líder do Executivo municipal explicou que o convênio para ações de educação e fiscalização no trânsito é o primeiro firmado e consolidado pela Polícia Militar com uma prefeitura do interior de Minas Gerais. Os moldes do acordo, atualmente, já são adotados em uma parceria entre a corporação policial e a Prefeitura de Belo Horizonte.

Como a parceria se dará
Por meio do convênio, a PM destacará efetivos militares que atuarão em conjunto com os agentes de trânsito do município nas mais diversas ações, formando as chamadas Unidades Integradas de Trânsito (UIT). Para que isto seja possível, 1,6 mil militares serão credenciados para execução e aplicação das medidas relativas ao trânsito no Município, como realização de blitzes e eventos educativos, por exemplo, seguindo o Código de Trânsito Brasileiro e legislações municipais. Deste total de militares, 60 estarão disponíveis exclusivamente para atuar na área de forma cotidiana.

O Município, por sua vez, ficará responsável, dentre outras coisas, pelo estabelecimento das diretrizes do trabalho conjunto, bem como pelo treinamento aos policiais nesta área por meio da Settran. Um apoio financeiro de R$ 80 mil ao mês para a corporação também está previsto. Com este montante mais uma contrapartida de cerca de R$ 16 mil mensais, a PM deverá adquirir materiais de escritório e equipamentos necessários para que os policiais atuem no trânsito junto aos agentes municipais. O recurso também poderá ser utilizado para execução de cursos e aquisição de viaturas que possam ser usados nas ações.

Intercâmbio de informações

Fora os benefícios operacionais, o acordo ainda prevê que a PM e o Município colaborem igualmente na troca de informações coletadas em ocorrências. Isso para que seja criado um banco de dados integrado que forneça dados estatísticos. Informações que ajudarão a dar norte e embasar políticas públicas na área de trânsito em Uberlândia.

O vice-prefeito e secretario municipal de Trânsito e Transportes, Paulo Sérgio Ferreira, ressalta ainda que o trabalho em conjunto irá garantir um maior respeito às normas de trânsito dentro da cidade. “Uberlândia tem hoje quase 450 mil veículos em circulação, o que significa a média de um veículo para cada 1,4 pessoas. Neste contexto, a polícia virá para somar com a atuação dos nossos mais de 100 agentes e, como poder público, teremos capacidade de proporcionar mais segurança aos motoristas e pedestres”, pontuou.

Esse maior alcance também foi ressaltado pelo comandante da 9ª Região da Polícia Militar (RPM), Cláudio Vítor Rodrigues Rocha. “Com esta parceria poderemos, por exemplo, garantir também que os agentes de trânsito possam focar em ações de circulação no trânsito enquanto cuidamos da fiscalização efetiva. O convênio é um movimento realizado pensando no futuro de Uberlândia”, finalizou.



20/09/17
Fernando Boente

Comentários

potagens mais vistas

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Meu Café no Sistema FAEMG

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022