Mãe e bebês que estão no Hospital Municipal ganham tarde de cuidados

Pacientes participam de roda de conversa sobre aleitamento materno e oficina de shantala


Em celebração ao Agosto Dourado, a equipe de profissionais do Centro de Referência de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CRPICS) da Prefeitura de Uberlândia preparou uma tarde especial para as mamães e bebês que estão no Hospital Municipal e Maternidade Dr. Odelmo Leão Carneiro. Na próxima quinta-feira (17), a partir das 13h, várias atividades voltadas para reforçar a importância do aleitamento materno serão realizadas com as pacientes que estiverem na maternidade e façam acompanhamento das crianças que são atendidas na UTI neonatal da unidade. Informações sobre campanha deste ano e sobre a temática ‘Trabalhar juntos para o bem comum também serão repassadas às mamães.


Laços entre mãe e bebê

A primeira atividade será uma apresentação sobre as práticas integrativas em saúde, ministrada pela coordenadora do CRPICS, Wilma Nunes. Depois, o médico acupunturista do centro de referência fará uma roda de conversa sobre equilíbrio emocional e aleitamento materno. Na sequência, as pacientes participam de uma oficina de shantala (massagem de origem indiana feita nos bebês e que traz inúmeros benefícios).  “Neste momento, as práticas integrativas vêm para ajudar as mamães a ganharem mais confiança e estreitarem os laços com seus filhos, principalmente com a shantala”, disse Wilma Nunes.

Segundo a terapeuta do CRPICS, Sílvia Fagundes, a massagem é para os bebês, mas as novas mamães também ganham com a prática. “A shantala alivia as cólicas, melhora o sistema imunológico e o sono, acalma, auxilia no desenvolvimento, entre outros. São benefícios para os bebês, mas que também ajudam na nova rotina da mãe, principalmente no momento do aleitamento”, explicou.

Isso porque o tema da campanha do aleitamento deste ano não envolve apenas as mães. Envolve toda a sociedade, já que é preciso proporcionar (tanto para a mãe quanto para o e bebê) ambiente propício para que a amamentação seja contínua. O aleitamento é essencial para as crianças até dois anos, pois reforça a proteção contra infecções, diarreias e alergias, reduzindo a mortalidade infantil.


 Tarde de cuidados para as mamães
 Hospital Municipal e Maternidade Dr. Odelmo Leão Carneiro
17 de agosto, das 13h às 17h.
Atividades: Palestra sobre práticas integrativas em saúde, roda de conversa sobre equilíbrio emocional e aleitamento materno e oficina de shantala


14/08/2017
Hismênia Keller

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Paulinho da Viola apresenta show em Uberlândia ao lado dos filhos

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Meu Café no Sistema FAEMG

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023