“O Incra de Montes Claros aproxima os serviços do Governo Federal dos agricultores e assentados”, Zé Silva


A Unidade do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) em Montes Claros atenderá mais de 12 mil famílias que vivem em assentamentos da região Noroeste, Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas com prestação de serviços e orientações ao público sobre as políticas da autarquia.

A inauguração foi possível graças à ação  do deputado Zé Silva (Solidariedade/MG), que  está  fazendo um trabalho  estruturante junto  ao Governo Federal, desde 2011, com objetivo de facilitar o acesso dos produtores rurais do semiárido mineiro do norte de Minas, em especial, os assentados da reforma agrária, que precisam resolver assuntos referentes à regularização fundiária.


Montes Claros é um polo regional onde se concentram, aproximadamente, 4,7 mil famílias, em 71 projetos de assentamento, situados em 33 municípios. A Unidade Avançada está em um ponto estratégico de Montes Claros: o tradicional bairro Morrinhos, no Mercado Sul, local onde ocorrem as vendas de hortigranjeiros, frutas e produtos coloniais, fundado em 1970
Presentes na inauguração da unidade  que aconteceu no dia 7 de julho, o presidente do Incra, Leonardo Góes Silva; o superintendente regional do Incra/MG, Robson de Oliveira Fonzar; o secretário municipal de Agricultura de Montes Claros, Osmani Barbosa Neto; o presidente da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Valmisoney Moreira Jardim; o deputado Estadual Arlen Santiago, vereadores e representantes de diversos municípios da região.




“O Incra de Montes Claros aproxima os serviços do Governo federal desse universo de famílias, garantindo maior celeridade nos processos, na implantação de políticas públicas e infraestruturas necessárias para o desenvolvimento econômico trazendo uma melhor qualidade de vida para as famílias”, esclarece o deputado Zé Silva.

Segundo o presidente do Incra, Leonardo Góes, a Unidade do Incra, em Montes Claros, permitirá o acompanhamento de perto do desenvolvimento socioeconômico da região, facilitando o acesso de todos os públicos da agricultura, evitando deslocamento até Belo Horizonte ou Brasília, a unidade torna o Incra mais acessível e, por consequência, agiliza os serviços prestados. “Que seja digna do seu nome, 'Unidade', promovendo a aproximação dos diferentes setores da agricultura dessa região, porque o Incra tem o papel de contribuir para o desenvolvimento do meio rural”, avaliou Góes.

“Encurtou o caminho para o produtor e também contribuirá na regularização da terra dos assentamentos, com o Incra mais próximo. Não tem nada melhor para o produtor, do que ter seu documento na mão, condições de produzir e fazer financiamentos no banco”, mencionou ele, referindo-se à política de titulação do Instituto”, disse o secretário municipal de Agricultura, Osmani Barbosa Neto.

O analista em reforma e desenvolvimento agrário, Wenderson Ribeiro Barroso, funcionário de carreira do Incra, desde 2008, denominado chefe da Unidade, coordenará uma equipe com oito servidores lotados em Montes Claros. A equipe trabalhará principalmente na atualização cadastral de assentados do Vale do Jequitinhonha para fins de titulação.

Serviços - São mais de 12 mil famílias beneficiadas com os seguintes serviços: Emissão da Declaração de Aptidão (DAP), Certificado de Cadastro de Imóveis Rurais (CCIR), Aplicação, Acompanhamento e Supervisão do Crédito, Instalação nas suas Diversas Modalidades, Acompanhamento e Supervisão de Obras de Infraestrutura nos Assentamentos, Crédito Rural, Assistência Técnica e Elaboração da Documentação Necessária para sua Atividade na Condição de Assentado da Reforma Agrária. No início das atividades, a Unidade Avançada vai dispor de um quadro com dez profissionais.

A Unidade está localizada na Rua Melo Viana, 520, bairro Morrinhos, Montes Claros-MG. Horário de funcionamento: das 8h às 12h e das 14h às 18h.


PAINEL DE ASSENTAMENTOS
MINAS GERAIS
Data de Atualização
 N° de famílias assentadas
20.227
01/09/2016
 N° de assentamentos
409
MESORREGIÕES DE MG
NORTE DE MINAS
Número de assentamentos
Número de famílias assentadas
BOCAIUVA
4
839
GRÃO MOGOL
11
379
JANAÚBA
22
1852
JANUÁRIA
30
1270
MONTES CLAROS
20
515
PIRAPORA
21
1226
SALINAS
2
129
Total Resultado
110
6.210
JEQUITINHONHA/MUCURI
Número de assentamentos
Número de famílias assentadas
 ALMENARA
11
383
 ARAÇUAÍ
4
118
 CAPELINHA
13
380
 CURVELO
2
128
 DIAMANTINA
3
113
 PEDRA AZUL
5
199
 TEÓFILO OTONI
4
199
Total Resultado
42
1.520
NOROESTE
Número de assentamentos
Número de famílias assentadas
 ARINOS
15
838
 BURITIS
24
1072
 FORMOSO
04
299
 UNAÍ
26
1.831
 URUANA DE MINAS
03
239
Total Resultado
72
4.279


 Joana Paula Marçal   
   Assessoria de Comunicação 
   Deputado Federal Zé Silva
Contato: 61-32155608
                 61-996979536



Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Paulinho da Viola apresenta show em Uberlândia ao lado dos filhos