Secretário de saúde de João Pinheiro MG garante canil para recolher animais de rua em João Pinheiro

Um problema que tem chamado a atenção de alguns pinheirenses é a quantidade de cães vira-latas nas ruas, que de certo modo colocam a segurança em risco devido há várias doenças existentes na cidade, caso da leishmaniose, uma doença infecciosa, que pode se manifestar na pele ou em várias partes do corpo.


Para o secretário de saúde, Gilberto Andrade, o problema será resolvido, porém, demanda certo tempo. Ele lembra que o antigo canil funcionava onde atualmente é a usina de reciclagem, próximo ao Caxingó, o que fez com que o canil fosse desativado. “Fizemos um projeto para a criação de um Centro de Zoonoses, tentamos parceria com o governo estadual, não foi possível. Então vamos fazer com recurso próprio esse canil”, afirma.


O canil deverá ser construído na mesma região, próximo à usina de reciclagem. O local será complementado com a instalação de água e energia elétrica, que chegaram à região recentemente. A obra está prevista para ser concluída nos próximos 35 dias e deverá ser o novo endereço para o recolhimento de animais de rua. “Vai ser um canil um pouco menos sofisticado, mais simples, mas com a mesma serventia que o antigo teve”, diz o secretário.

Secretário diz que leishmaniose está sendo combatida

Gilberto Andrade garante que o combate contra a leishmaniose está sendo feito na cidade. “O proprietário do animal que suspeita que o seu cão esteja com a doença deverá comunicar o caso para o departamento de epidemiologia. Será feito um teste rápido e, caso confirmado, e se o dono do animal concordar, o cão será sacrificado por veterinários. Caso não concorde com o resultado, ele deverá fazer uma contraprova em um prazo de oito dias úteis”, explica.

fonte:JP Agora

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023