RÁDIO CNC destaca sustentabilidade social da cafeicultura


Nesta semana, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados pelo Ministério do Trabalho, o Brasil teve, em maio, seu segundo mês consecutivo de geração de empregos no ano. O bom desempenho foi puxado pelo agro, fato comemorado pelo presidente executivo do Conselho Nacional do Café (CNC), deputado Silas Brasileiro.


“A agropecuária nacional encerrou o mês de maio com saldo positivo de 46.049 postos de trabalho com carteira assinada. Nesse cenário, merece destaque a cafeicultura, que, com o início da colheita, gerou milhares de empregos nos Estados produtores, principalmente em Minas Gerais. Aliadas ao café, as culturas de laranja, em São Paulo, e a da cana de açúcar, no Rio de Janeiro e no Estado Paulista, também contribuíram para o bom desempenho do agro”, destaca.


Tiveram saldo positivo na geração de empregos, ainda, os segmentos de serviços, indústria de transformação e administração pública. Esses três setores, junto com o agro, compensaram o fechamento de vagas nos de Comércio, Construção Civil, Indústria Extrativista Mineral e Serviços Industriais de Utilidade Pública.

Frente ao diagnóstico do mercado trabalhista no Brasil, o presidente do CNC destacou a importância da cafeicultura ao País e finalizou citando que a atividade se consolida como a principal geradora de empregos no campo.

“Em um momento de extrema dificuldade econômica como o que vivemos, que é reflexo da crise política pela qual passa nossa nação, a cafeicultura se mantém fiel a seu aspecto social, gerando cerca de 8,4 milhões de postos de trabalho ao ano no País e permitindo que milhares de família tenham renda e condições dignas de vida. Somente no Sul de Minas Gerais, principal região produtora nacional de café, a colheita gerou 87% dos empregos no mês de maio, evidenciando que a cafeicultura é um dos principais aliados do mercado trabalhista brasileiro e, portanto, deve ser vista com bons olhos por nossos governantes”, conclui.


Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023