PATOS DE MINASMG--SEMMA é realizada com sucesso e cumpre os seus objetivos, analisam organizadores

Organizadores fazem balanço positivo e já pensam nas atividades da Semma 2018



Numa reunião de avaliação, realizada no final da semana passada na Diretoria de Meio Ambiente, os organizadores da Semana Municipal de Meio Ambiente de Patos de Minas (Semma) chegaram à conclusão de que o resultado foi bastante satisfatório. Este ano, o tema central do evento foi o bioma “Cerrado: um olhar para a biodiversidade”, que foi amplamente apresentado e discutido, chegando-se ao fim no dia 5 de junho, por ocasião das comemorações ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Além de expedição técnica em área externa do Parque Urbano Mata do Catingueiro, diversas atividades foram realizadas como exposições, quiz, exibição de documentário, palestra, ato cívico e várias outras, que aconteceram dentro da programação do projeto Domingo no Parque, no Mocambo. 


A abertura oficial do evento aconteceu na galeria Clênio Pereira no Teatro Municipal, no dia 1º de junho, com a presença de autoridades políticas e ambientais, bem como o lançamento da exposição: “Cerrado - Olhares para a Biodiversidade”, com fotografias dos ecossistemas do cerrado mineiro. Seis fotógrafos de Patos de Minas participam da mostra: Daniela Cristina Silva Borges, José Onício, Luiz Araújo, Renato Soares Moreira, Rubens Capuzzo e Saulo Gonçalves Pereira.

No dia 2 de junho, foi realizada no auditório da Fiemg Regional, às 14 horas, uma mesa-redonda com técnicos e professores universidades que abordaram o tema: “BiodiverCidade - O Cerrado em Pauta”. Um relatório com a análise técnica de cada debatedor será elaborado a partir das discussões do encontro, que será transformado em documento com diretrizes para a revitalização e proteção do cerrado da região com encaminhamento a autoridades pertinentes e postagem no site da Agenda Estratégica do Fórum Permanente Cidade Que Queremos da Adesp - Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Patos de Minas.

Uma expedição técnica ambiental à Mata do Catingueiro foi realizada no dia 3 de junho. O local é uma reserva florestal, declarada como Área de Preservação Permanente (APP), através da Lei Municipal nº 3.088, de 1992. Localizada nos encontros da Avenida Marabá, rodovia MGT-354 e rodovia de acesso ao bairro Sebastião Amorim, a mata já chegou a ter, quando de sua criação, aproximadamente, 300 hectares. Atualmente, a área, depois de muitas invasões e loteamentos adjacentes, conta com pouco mais de 70 hectares, dividida em duas partes conhecidas como Mata do Catingueiro e Mata do Cachorro.

A programação não parou por aí, no domingo, dia 4 de junho, na parte da manhã, aconteceram diversas atividades que faziam alusão ao tema da Semma, dentro do programa “Domingo do Parque”, realizado no Parque do Mocambo. Nas atividades do meio ambiente, cerca de 150 crianças participaram do “Quiz do Cerrado, um tipo de jogo de perguntas sobre a fauna e a flora do Cerrado. Quem acertasse as perguntas, levava brindes doados pelas empresas Limperbras, Conserbras, Relojoaria Marques, Faculdade Patos de Minas (FPM), Sicoob Credipatos, Sest/Senat e Cemil. As crianças ainda puderam participar de várias atividades promovidas pelas educadoras do Centro Infantil Edna Borges Babilônia. Houve também apresentação de aulas de Zumba aos participantes e apresentação de peça infantil com temas ecológicos. 

Além disso, todo o público presente pode prestigiar a exposição de animais taxidermizados da Policia Militar de Meio Ambiente. Houve também a distribuição de mudas de rosas e hortaliças pelo Instituto Estadual Florestal (IEF) e pelo Viveiro de Mudas Natureza.

Na segunda-feira, 5 de junho, por ocasião ao Dia Mundial do Meio Ambiente, as Escolas Municipais e os Centros Infantis realizaram o Ato Cívico para comemorar a data. Na Avenida Getúlio Vargas foi realizada uma blitz educativa e ambiental para conscientizar os motoristas sobre o meio ambiente. A Copasa, a Conserbras, o IEF e o Viveiro de Mudas Natureza, distribuíram sacolinhas de lixo para carro, material informativo e mudas de espécies do cerrado e de arborização urbana. No Parque de Exposições do Sindicato Rural, aconteceu o Projeto Despoluir do Sest/Senat, com a aferição de caminhões, que transportam bovinos para participação nos leilões. 

Depois de tantos eventos, foi hora de avaliar. A etapa aconteceu na semana passada na sede da Prefeitura de Patos de Minas. O balanço, realizado pela equipe organizadora da Semma 2017, foi positivo. Os membros fizeram uma retrospectiva do evento e listaram muitos pontos positivos e que devem ser aprimorados para as próximas edições da Semana Ambiental. 

*Com informações da Ascom CIMA.

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Paulinho da Viola apresenta show em Uberlândia ao lado dos filhos