Semana Santa mineira mistura tradição, peculiaridades e tecnologia


 Com apoio do Estado, por meio do Iepha-MG e secretarias de Cultura e Turismo, mineiros e turistas terão opções de celebrações para todos os gostos em 2017

As festas religiosas mineiras têm popularidade em todo país. Das famosas e grandes às miudinhas, são manifestações de religiosidade que conferem a Minas Gerais fama nacional.

Sozinho, o Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, por exemplo, recebe quase meio milhão de pessoas por ano, 5% do total de 8,1 milhões das viagens domésticas no Brasil motivadas pela fé, segundo dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). E é na Semana Santa o ápice desta expressão de ritos: quase 80% dos turistas visitam o santuário no feriado da Páscoa para participar da programação intensa que preenche todos os dias do feriado com missas, procissões, orações e, claro, a encenação da Paixão de Cristo.

E não está apenas nos números o destaque de Caeté. A cidade abrigará, em breve, o maior museu sobre Maria no mundo, o "Museu Maria Regina Mundi", com mais de mil imagens de Nossa Senhora, doadas pelo colecionador de Sabará Humberto Mattarelli. Para as obras, o município do Território Metropolitano terá o apoio do Governo do Estado, por meio de parcerias da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e assessoramento do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG).

Por todo o estado
O suporte do Governo de Minas Gerais às manifestações culturais e religiosas do período também está presente, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), na campanha “Viva a Semana Santa em Minas”. A estratégia deste ano é um convite aos turistas para conhecer a programação de vários municípios mineiros e, claro, prestigiar as encenações preparadas para um dos eventos mais tradicionais do calendário religioso no país (Clique aqui para saber mais).
De norte a sul do estado, as ruas ganham cores, simbolismos e personagens que fortalecem a tradição da Semana Santa em Minas Gerais. Os fiéis se unem em uma grande demonstração de fé, religiosidade e devoção. “As celebrações da Semana Santa são um convite ao turista, tanto mineiro quanto de outras regiões, para conhecer as tradições religiosas do nosso estado”, destaca o secretário de Estado de Turismo, Ricardo Faria.
Em paralelo, a Setur é uma das responsáveis pelo Caminho Religioso da Estrada Real (CRER), que consiste numa a rota que liga o Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caeté/MG, ao Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida/SP. O projeto de fomento ao turismo religioso permite que o peregrino percorra o caminho de 1.032 km, que perpassa 38 municípios, sendo 32 de Minas Gerais seis de São Paulo. Clique aqui para conferir mais detalhes e opções da programação do santuário.
Além das grandes festas, como a já citada de Caeté, o turista pode encontrar, ainda, comemorações com várias peculiaridades pelos arredores de Minas Gerais. Na Serra da Saudade, no Território Oeste, menor cidade do país, parte das manifestações é destinada à renovação da fé dos doentes. Integram o calendário da época, por exemplo, a curiosa missa de bênçãos dos remédios, na quinta-feira (13/4) de manhã, e a celebração da Paixão de Cristo especial para os enfermos e idosos, na manhã de sexta-feira (14/4). Nesta última, fiéis da região levam seus medicamentos para unção e celebram a saúde junto à ressureição de Jesus.
Outra curiosidade do município é que a encenação da Paixão de Cristo é realizada estritamente por jovens alunos, com 9 e 10 anos, ensaiados por Silvânia Fernandes, professora da cidade. Durante semanas, eles treinam as falas e têm aulas de teatro para incorporar melhor os personagens. Silvânia conta que as crianças estudam os temas e são preparadas para as cenas mais dramáticas. Algumas partes da encenação, inclusive, são retiradas por causa da idade dos atores.
Na data da celebração, a via sacra de Jesus Cristo é iniciada pelos pequenos na rua e segue para a igreja, onde é concluído o enredo. “Contamos a história tentando subtrair os sofrimentos maiores, mas sem perder o foco da reflexão”, destaca Silvânia. 

Mobilização de fé até via web
Em Oliveira, a tecnologia surge a serviço da tradição. Os vídeos que registram as festas dessa época estão na internet, com centenas de visualizações, e têm servido também para divulgar o evento aos que não o conheciam. Para este ano, o município, que também está no Território Oeste, terá celebrações preparadas com muita oração e devoção, mas é na teatralidade que está destaque da Semana Santa na cidade em 2017.
O padre Diovany Roquim Amaral, pároco da Catedral Nossa Senhora de Oliveira, recruta, em sua paróquia, voluntários para produzir as festas. Para a encenação do enredo sobre a Paixão de Cristo, são reunidos voluntários que cuidam do figurino, da cenografia, da sonoridade e, claro, da atuação. São costureiras, desenhistas, artesãos, todos unidos pela mesma causa.
A festa em Oliveira ganhou tanta importância que foi registrada pelo município e pontuada, pelo Iepha-MG, na política de repasse de recursos do ICMS Cultural. Por meio deste incentivo, as ações voltadas para o Patrimônio Cultural recebem capital para custeio. “Conseguimos tornar única nossa comemoração porque aqui todo mundo se mobiliza. É um momento muito envolvente, de emoção e entrega. E dá para sentir que a  participação vem do coração”, comenta o padre.
Na Internet, as celebrações continuam a emocionar. O grupo de jovens paroquial é responsável pela manutenção do canal do Youtube e da página do Facebook, ambos sempre atualizados com postagens de foto e vídeo do evento e dos preparativos do acontecimento. Além de imagens mais amadoras, o fotógrafo da cidade, Sidney Almeida, também colabora voluntariamente, fazendo um trabalho mais elaborado de registro. Todo o material fica publicado nos canais virtuais de comunicação.
Tudo isso acontece em meio à atmosfera do Barroco. Com casarões, igreja e centro histórico tombados pelo Iepha-MG, a cidade funde tradição, religião e arte, como observa o morador de Oliveira, João Bosco, entusiasta das manifestações culturais de cunho religioso e responsável pelo registro das mesmas há décadas.
A Semana Santa em Oliveira está enraizada na história de uma cidade que é, em sua grande maioria, católica. As pessoas se entregam à celebração por considerar uma das mais importantes do ano, momento em que arte e religião se interligam intimamente. As celebrações acontecem com a música barroca e com a teatralidade tão comum da Bíblia, como conta Bosco.
“O envolvimento é tão grande que até o músico mineiro João da Mata usou de seu talento para abrilhantar ainda mais a festa. Das criações dele, nove foram canções barrocas que se mesclam ao cenário, figurino e encenação que nos transportam às cenas que precederam a morte de Cristo. É transcendental”, observa o morador. 
- Clique aqui para conferir os rituais religiosos da Semana Santa em Oliveira, realizados em 2016 
- Neste link, conheça a página do grupo no Facebook

Teatro Religioso
Nas cidades de Caeté, Barão de Cocais, Santa Bárbara e Catas Altas, a tradição religiosa é expressada por meio de montagens teatrais sobre o tema. O próximo passo para a valorização dessas ações, que combinam arte e religião, é a criação do Polo do Teatro Religioso, que visa envolver os 33 municípios do Circuito Religioso da Estrada Real.
- Clique aqui para saber mais sobre o projeto 
- Acesse, neste link, o hotsite da Cúria Metropolitana de Minas Gerais com informações sobre a programação da Semana Santa no estado

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Paulinho da Viola apresenta show em Uberlândia ao lado dos filhos