Campanha de vacinação contra a gripe tem início em Patos de Minas

Serão disponibilizadas, aproximadamente, 37.600 doses da vacina no Município


Começou, nesta segunda (17), a 19º Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em Patos de Minas. O período de vacinação é de 17 de abril a 26 de maio e serão disponibilizadas, aproximadamente, 37.600 doses da vacina para a população patense, distribuídas em todos os postos de saúde. Neste primeiro momento, 8 mil doses estarão disponíveis. O dia “D” de mobilização contra a gripe acontecerá dia 13 de maio. O objetivo é imunizar 90% dos grupos elegíveis para a vacinação.

A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente, nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção. A síndrome gripal, que se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, cefaléia, dores musculares (mialgia), tosse, dor de garganta e fadiga, é a manifestação mais comum. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias, pode levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz.
Devem tomar a vacina, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores de saúde; povos indígenas ; indivíduos com 60 anos ou mais de idade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais independe da idade e professores na ativa da educação infantil, ensino fundamental, médio e superior das escolas públicas e privadas.

A campanha tem como objetivo reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. A Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que a influenza acomete 5 a 10% dos adultos e 20 a 30% das crianças, causando 3 a 5 milhões de casos graves e 250 mil a 500 mil mortes todos os anos, no mundo. Alguns estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% no número de hospitalizações por pneumonias, de 39% a 75% na mortalidade global e em, aproximadamente, 50% nas doenças relacionadas à influenza.

Os documentos para apresentar no ato da vacinação são, em todos os casos, cartão de vacinas e documento de identificação pessoal; para as puérperas, documento pessoal e documento que comprove a gestação (certidão de nascimento do filho ou cartão de gestante); professores e trabalhadores da saúde deverão apresentar documento pessoal e documento que comprove vínculo ou categoria profissional (contracheque, crachá, entre outros) e o grupo de portadores de doenças deverá apresentar a prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina.

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Paulinho da Viola apresenta show em Uberlândia ao lado dos filhos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023