Turismo paleontológico e educacional de Peirópolis UMA ATRAÇÃO CULTURAL NO TRIÂNGULO MINEIRO

A região de Peirópolis situado na BR 262 km 784, no início do século XX notabilizou-se como grande produtora de calcário, cujo nome Peirópolis é uma homenagem a Frederico Peiró, que no ano de 1911 fundou duas fábricas para a extração de calcário na região que, empregando cerca de quase duas centenas de trabalhadores, que escoavam sua produção para São Paulo por meio da linha férrea. Com a desativação da ferrovia por onde escoava a produção, Peirópolis só voltou a ter destaque com a descoberta de fósseis na região destaca o Superintendente Regional do Sindtur, Cláudio de Almeida Fernandes. 
O paleontólogo brasileiro Llewellyn Ivor Price é a maior cientista com pesquisas notáveis na área. Até o final dos anos 1980 todos os fósseis encontrados na região de Peirópolis eram enviados para a cidade do Rio de Janeiro no Museu Nacional onde permanecem até hoje, graças a luta dos moradores do vilarejo liderados pelo Beetowen Luiz Teixeira conseguiram um grande feito; impedir a saída dos fósseis da região e no mês de julho do ano de 1992 fundaram o Centro de Pesquisas Paleontológicas "Llewellyn Ivor Price e Museu dos Dinossauros, desde então todos os fósseis são mantidos neste Museu. No ano de 2004 outra grande conquista para a paleontologia brasileira, é inaugurado em Peirópolis; a Rede Nacional de Paleontologia, um moderno centro de pesquisa que une os principais sítios paleontológicos brasileiros, tornando-se uma referência mundial em pesquisa Paleontológica, compondo atualmente o Complexo Cultural e Científico de Peirópolis ligado à Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM.

Fazendo um tour pelo Museu dos Dinossauros, os visitantes já se deparam com uma gigante réplica de um dinossauro herbívoro, obra do artista e escultor Northon de Azevedo Fenerich, além de outras explica o Ph.D em Administração e Negócios, Cláudio Fernandes.

A maior atração do museu é o rico acervo de fósseis de dinossauros e outros vertebrados. Conta ainda com painéis explicativos sobre a evolução da vida e dioramas que reconstituem os cenários da vida e dos animais e vegetais que habitaram a região de Uberaba há milhões de anos, instalado no prédio da desativada estação ferroviária de Peirópolis, construída em 1889, em estilo inglês.

Além desses atrativos culturais e educativos, neste lugar calmo e com sua abundante vegetação típico, há a deliciosa e legítima comida mineira que pode ser encontrada nos restaurantes no Complexo Paleontológico, entre eles o Restaurante Parada do Dino, do José Eduardo, em um espaço típico, que lembra uma fazendinha mineira muito aconchegante. Há também o Restaurante Caçarola do Dino, do simpático Carlinhos, com quem conversamos sobre o turismo local à sombra das belas árvores à frente do Museu dos Dinossauros. Após o almoço, vale a pena refrescar-se tomando um saboroso sorvete na Sorveteria Geladino, e deliciar-se dos magníficos Doces Caseiros de Peirópolis na Casa do Turismo e, se quiser ficar mais tempo, tem a Pousada Peirópolis para um merecido descanso nessa bela região das muitas Minas Gerais, finaliza o Superintendente Regional do Sindtur Cláudio Fernandes.














































































Por Cláudio Fernandes, Ph.D

FOTOS E EDIÇÃO
VANDERLEI JOSÉ DE MELO -JORNAL AGORA
34 98894-3602

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas