Produtores rurais recebem informações sobre programas da Prefeitura na Femec

Visitantes poderão conhecer e se inscrever em projetos do Dmae e também da Secretaria de Agropecuária
           
            A Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos e o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) estarão presentes na 6ª edição da Feira de Máquinas, Equipamentos, Implementos, Insumos Agrícolas e Veículos Utilitários (Femec), que acontece entre os dias 22 e 25 de março, no Parque de Exposições Camaru Uberlândia. Ambos farão o atendimento aos visitantes, apresentando informações sobre os programas realizados e serviços oferecidos pela Prefeitura, além prestar esclarecimentos e realizar inscrições dos produtores rurais interessados nos projetos desenvolvidos pelo Município.


Para estar ainda mais perto do produtor

A Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Distritos mostrará quais atividades do Município são direcionadas ao homem do campo e como as ações são importantes para o fomento, apoio e gerenciamento da produção, facilitando sempre a rotina na propriedade rural e aumentando a rentabilidade.Tudo isso sem descuidar da preservação do meio ambiente. “Queremos estreitar os laços com os produtores e essa é uma ótima oportunidade para isso. Nosso trabalho é pautado no auxílio permanente para que eles possam alcançar resultados ainda mais satisfatórios em seus segmentos. Daí a importância de mantê-los sempre informados dos projetos e benefícios de sua implantação”, disse a secretária de Agropecuária, Abastecimento e Distritos, Walkíria Naves.

Além disso, expositores da Feira de Produtores Rurais levarão produtos típicos da culinária da região, como pão de queijo com linguiça e quitandas de milho, para degustação e venda.

Recuperar e preservar para garantir abastecimento

Visitantes da Femec também terão acesso a informações sobre o programa Buriti, que aponta soluções e identifica ações de proteção e recuperação das nascentes por meio de conhecimento técnico e mão-de-obra qualificada. Os produtores que fizerem a adesão ao projeto receberão, sem custo, cercamento da área preservada, plantio de árvores, conservação de estradas vicinais, terraceamento (curva de nível) e barraginhas (bolsões para escoamento de água construídos as margens das estradas vicinais).

“Teremos técnicos qualificados para atender o produtor rural durante a Femec. Vamos mostrar que o Dmae faz todo o trabalho, desde o cercamento até o plantio das mudas para a recomposição da mata ciliar. E o mais importante, é de graça”, apontou Sergio Vieira Attie, diretor-geral do Dmae.

Para o técnico de campo do Programa Buriti, Cairo Silva, proteger, recuperar nascentes e fazer o plantio de matas ciliares é o mínimo necessário para que não falte água com qualidade e quantidade para o abastecimento das cidades e para as atividades rurais. “Destruir é rápido, recuperar é demorado. Uma árvore leva de oito a 10 anos para conseguir sobreviver sozinha. Com o programa, estamos dando condições para a preservação. Essa recomposição evita, por exemplo, que dejetos e agrotóxicos acabem parando nos mananciais”, afirmou. 

O trabalho é realizado em conjunto com várias entidades como a Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram) que engloba a Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), bem como com a Emater/MG, Sindicato Rural, secretarias municipais de Agropecuária, Abastecimento e Distritos e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico ,Agência Nacional de Águas, a Universidade Federal de Uberlândia, Polícia Militar, Cemig e Governo de Minas.

Desenvolvido pelo Dmae desde 2008, o programa já realizou o plantio de 200 mil mudas em 143 propriedades rurais de um total de mais de 160 cadastradas. Para este ano, a meta é plantar 65 mil mudas de árvores nativas nas áreas de preservação permanente. A adesão ao programa é voluntária, mas a preservação de áreas de nascentes nas fazendas é obrigatória (lei estadual 12.503/1997).  Para se cadastrar, o produtor pode visitar a Femec ou entrar em contato pelo email programaburiti@hotmail.com e pelo telefone 3223-6027.

Buriti em números:

O Programa Buriti já realizou:
- 384 mil e 4 metros lineares de cerca
- 216.848 mudas plantadas
- 2.655 hora-máquina
- 305 barraginhas
- 442 hectares terraceamento (espécie de curva de nível)
- 13,5 quilômetros de readequação de estradas
- 4.817 hectares de APP protegidas     

21/03/2017
Daniela Nogueira e Roberta Guimarães
danielanogueira@uberlandia.com.br
robertaguimaraes@uberlandia.mg.gov.br
 (34) 3239-2684 / 2883/ 3233-4605

Comentários

potagens mais vistas

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Meu Café no Sistema FAEMG

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022