Médico brasileiro faz descoberta inédita sobre efeitos da imunoterapia em tumores renais matásticos

Responsável pela área científica do Grupo Oncoclínicas e pesquisador pelo Dana-Farber/Harvard Cancer Center, Dr. Raphael Brandão apresentou estudo durante o Congresso Americano de Oncologia Clínica; Pesquisa recebeu prêmio internacional da ASCO por abrir caminho para o uso do tratamento imunoterápicopara tipos de câncer de rim com altas taxas de letalidade

São Paulo, 16 de fevereiro de 2017 – O médico brasileiro Raphael Brandão, responsável pela área científica do Grupo Oncoclínicas - maior rede de clínicas oncológicas da América Latina - e oncologista do Centro Paulista de Oncologia (CPO) recebeu da Associação Americana de Oncologia Clínica (ASCO - American Society of Clinical Oncology) o prêmio Merit Award por sua pesquisa inédita e inovadora sobre uso da imunoterapia em pacientes com tumores renais classificados como não células claras. Até a divulgação, nesta quarta-feira (15/02), do estudo liderado pelo especialista não havia qualquer dado que levasse à indicação deste tipo de tratamento para tais casos de câncer de rim, considerados muito mais agressivos e letais em comparação ao carcinoma de rim células claras.

O levantamento apresentou os resultados obtidos a partir de uma amostra de 52 pacientes de diferentes nacionalidades de todo o mundo e avaliou as respostas de cada um deles ao longo de 12 meses a partir do uso de drogas imunoterápicas. As descobertas iniciais revelaram que em 20% dos casos houve taxa de resposta.
“Considerando a histologia e os índices de sobrevida de pacientes com tumores renais não células claras, esse resultado é animador. O estudo ainda terá outras etapas evolutivas, mas a revelação destas respostas positivas a imuno-oncológicos abre novas frentes para o tratamento da doença”, comenta o especialista brasileiro.
As informações geradas pela pesquisa abrem ainda caminho para um importante avanço na adoção de imunoterapia como opção para pessoas diagnosticadas com câncer de rim não celulas claras, como Carcinoma Papilar, Carcinoma Renal Cromófobo, Ductos Coletores ou Sarcomatóides.
"A pesquisa pavimenta novas formas para evitar a progressão da doença e, mesmo havendo um longo caminho e muitas variáveis a serem avaliadas para indicar as chances de cura, é mais um passo que pode ajudar a desvendar os mecanismos destes tumores imunogênicos e assegurar a efetividade desses novos métodos de tratamento", ressalta o Dr. Raphael Brandão.
Sobre o grupo oncoclínicas
O Grupo Oncoclínicas é a maior rede de clínicas oncológicas da América Latina especializada em oncologia, radioterapia e hematologia. Fundado em 2010, está presente em 10 estados brasileiros e conta com mais de 43 unidades, entre clínicas e parcerias com hospitais, que oferecem aos pacientes tratamentos personalizados, baseados nas melhores práticas e evidência científica, com conforto e segurança.
O corpo clínico do Grupo é composto por mais de 400 médicos que são responsáveis pelo cuidado integral dos pacientes. O Grupo conta ainda com parceira exclusiva no Brasil com o Dana-Farber Cancer Institute / Harvard Medical School.
Para obter mais informações, visite www.grupooncoclinicas.com

Mais informaçãos para a imprensa
Assessoria de Imprensa - DIGITAL TRIX
Daniel Agrela - daniel.agrela@digitaltrix.com.br
Paula Cohn - paula.cohn@digitaltrix.com.br

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Paulinho da Viola apresenta show em Uberlândia ao lado dos filhos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Meu Café no Sistema FAEMG