Settran amplia de 30 para 60 dias o processo de vistoria das vans escolares


Prazo é estendido para permitir que todos os motoristas façam a inspeção obrigatória com tranqüilidade 


A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) já iniciou o período de vistorias das vans que atuam no transporte escolar em Uberlândia deste ano e, pela primeira vez, o prazo destas inspeções - que ocorrem semestralmente – foi ampliado de 30 para 60 dias. 



As avaliações dos veículos começaram a ser realizadas pela Diretoria de Fiscalização e Transporte da Settran no dia 2 de janeiro e prosseguirão até o dia 23 de fevereiro. O prazo estendido pela atual administração municipal tem o intuito de dar tranquilidade a todos os motoristas permissionários locais que, por obrigação legal, têm de levar seus veículos para esta averiguação de segurança, caso queiram continuar prestando o serviço.

Outra medida tomada em um esforço para otimizar o processo no início deste ano foi a liberação da possibilidade dos condutores agendarem a inspeção por meio do número (34) 3210-6923. Algo que deve ser providenciado pelos próprios condutores logo após apresentarem todos os documentos necessários para renovação de permissão ao Núcleo de Serviços de Táxi e Transportes Diversos.


Dados da secretaria mostram que, até esta segunda-feira (16), somente 9% (58) das 640 vans escolares que operam hoje na cidade haviam passado pela vistoria. Uma situação que deve ser revertida aos poucos, segundo o diretor de Fiscalização e Transportes, Ubiratan Floriano. “Temos tempo para isto, mas é importante que os motoristas estejam cientes e compareçam. Após o encerramento do prazo de inspeção, teremos três equipes de fiscalização nas ruas. Cada uma com 15 pessoas. Os motoristas de vans não vistoriadas serão autuados”, disse.



A multa aos flagrados circulando irregularmente, conforme explica Floriano, é de R$ 305,44. “Ele fica impedido de circular até que faça a inspeção de forma imediata”, afirmou. Além disso, obrigatoriamente, a secretaria tem de abrir um processo administrativo contra o prestador do serviço. Algo que, dependendo do resultado, pode impedi-lo de renovar a permissão de transportador escolar na cidade por um determinado período.



O processo de vistoria das vans escolares em Uberlândia ocorre por exigência do decreto lei 7.328 de 1997. Dispositivo que foi implementado à época para garantir a segurança dos alunos da cidade. Os veículos que necessitam ser verificados são tanto aqueles que atuam na zona rural por meio de cooperativas quanto aqueles particulares que prestam o serviço na área urbana.



Processo de vistoria

        
A vistoria das vans escolares pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) visa garantir que os veículos tenham plena capacidade de transportar alunos por Uberlândia com segurança e conforto, conforme a premissa da nova gestão municipal. Para isso, durante a inspeção, que ocorre em um galpão próprio na avenida Afonso Pena, 4.814, no bairro Umuarama, o automóvel deve preencher uma série de requisitos previstos em um “check list”.



Parte mecânica, pneus, faróis, direção, condição dos estofamentos, freio, extintor, tacógrafo, quitação de taxas e impostos, dentre outros, são alguns dos itens que são checados. Caso a van vistoriada preencha todas as exigências, um novo selo oficial confirmando a regularidade é fixado no veículo. Já se alguma desconformidade for detectada, o motorista tem até dez dias para fazer adequações e retornar ao processo de vistoria. “Os pais têm de estar atentos em relação à regularidade do veículo dos motoristas que atendem seus filhos”, disse Ubiratan Floriano.  



Entenda



Vistoria obrigatória de vans escolares (1º semestre de 2017)



Período: de 2 de janeiro a 23 de fevereiro.

Alvo: 640 motoristas do transporte escolar de Uberlândia.
Objetivo: verificar condições dos veículos que prestam o serviço para garantir segurança e conforto aos alunos.
Processo: motoristas devem procurar o Núcleo de Serviços de Taxi e Transportes Diversos (rua Maria Dirce ribeiro, 476, Santa Mônica); após apresentação dos documentos exigidos, deverão agendar a vistoria por telefone dentro do prazo estabelecido para o processo.
Resultado: vistoriados terão permissão para prestar o serviço por mais seis meses; não vistoriados serão autuados e poderão ter problemas para renovar permissão
Informações: 3231-5634 / 3231-3563


Data 16/01/2017 Fernando Boente

Comentários

potagens mais vistas

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Meu Café no Sistema FAEMG

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022