Prefeito reforça com secretários empenho para gerir crise financeira

Odelmo Leão enfatizou as prioridades das pastas de governo neste início de gestão: saúde, educação e desenvolvimento social


Após a primeira quinzena de trabalho da nova Administração Municipal, o prefeito Odelmo Leão conduziu, nesta quarta-feira (18), a terceira reunião geral com o primeiro escalão do governo para que fossem apresentados relatórios com o balanço da atuação de cada pasta nas duas primeiras semanas de governo. 

O desafio da nova gestão é manter os serviços essenciais à população com qualidade em meio à extrema dificuldade financeira vivenciada pelo Município. imgem:G1 globo

O déficit gerado pela antiga administração tem obrigado a Prefeitura a priorizar as áreas de saúde, educação e desenvolvimento social, enquanto se buscam alternativas para saldar as folhas de pagamento não honradas pelo governo anterior. De acordo com Odelmo Leão, neste momento, novos investimentos vão esperar até que seja equacionado o problema financeiro oriundo da gestão passada. 

“Temos de estar cientes dos problemas para encontrarmos soluções financeiras, administrativas e jurídicas. Precisamos de um esforço de todos e o servidor precisa saber da real situação na qual a casa dele foi deixada. A casa do servidor é a prefeitura. Aqui sou apenas um passageiro e vou lutar por eles. Estamos em uma crise difícil e lutando para vencê-la”, afirmou Odelmo Leão. 
  
Volta às aulas

As aulas dos quase 60 mil alunos das 118 escolas municipais estão previstas para começarem dia 7 de fevereiro. Por determinação do prefeito, a Secretaria de Educação tem agilizado a preparação para a volta às aulas. Material de professores, transporte escolar, merenda e estrutura têm sido o foco da pasta para dar aos alunos condições satisfatórias para o ensino e o aprendizado. 


Saúde

Considerada um dos principais gargalos da política pública dos últimos anos na cidade, a Secretaria Municipal de Saúde tem se empenhado para amenizar os problemas encontrados. As prioridades mais urgentes são a normalização do fluxo de pagamento dos salários, o abastecimento da rede com medicamentos e outros insumos e o retorno do prontuário eletrônico - tecnologia que permitirá unificar os dados de pacientes em todas as unidades municipais, evitando gastos desnecessários com exames repetidos.


Desenvolvimento Social

O foco da área de ação social é preparar os equipamentos de atendimento ao idoso e à criança e ao adolescente. O problema enfrentado foi a demissão em dezembro de um quadro de profissionais (monitores, instrutores e auxiliares de serviços gerais) considerados essenciais para o funcionamento das unidades que oferecem cursos e atividades recreativas para pessoas cadastradas na prefeitura. Além disso, é preciso executar pequenas reformas emergenciais nos equipamentos para estarem aptos ao atendimento. "Estamos trabalhando intensamente para resolver os inúmeros problemas que temos enfrentado e que recebemos logo no início do governo. Uma das soluções é o corte de gastos, mantendo a qualidade dos serviços prestados à população de Uberlândia", concluiu o prefeito. 



Secretaria Municipal de Comunicação Social

Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG


(34) 3239-2684 / 2441 / 2883



Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos