Postos de saúde de Patos de Minas vacinam pessoas que vão viajar para cidades em surto de febre amarela

SMS orienta população para procurar postos apenas em casos de viagem e com antecedência superior a 10 dias
O Ministério da Saúde atualizou o número de casos suspeitos de Febre Amarela silvestre no estado divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES/MG), na terça-feira (17). Até ontem, existem 37 casos prováveis da doença, sendo 22 óbitos prováveis. No total, são 184 casos suspeitos notificados e 47 mortes suspeitas da doença em 29 municípios. A maioria se concentra na região norte do estado.
Essas notícias têm gerado preocupação na população patense, que tem procurado os postos, muitas vezes sem a necessidade da vacina. A secretaria de Saúde orienta que não existe surto na região e que Patos de Minas está longe das regiões atingidas. “Apenas as pessoas que irão viajar para as áreas com o surto devem ser vacinadas ou aquelas que nunca receberam as duas doses.” – esclareceu Lílian Alves, servidora do diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Os postos de saúde de Patos de Minas trabalham com a quantidade de rotina enviada pela Secretaria de Estado da Saúde. Não houve ainda reforços nos estoques, já que o município segue o calendário de vacinação que prevê a imunização de crianças com 9 meses (1ª dose) e 5 anos (2ª dose). “Quem já tomou duas doses da vacina contra Febre Amarela, não precisa vacinar novamente.” – ressaltou Lílian.

Os municípios com ocorrência de casos suspeitos de febre amarela (Ladainha, Malacacheta, Frei Gaspar, Caratinga, Piedade de Caratinga, Imbé de Minas, Entre Folhas, Ubaporanga, Ipanema, Inhapim, São Domingos das Dores, São Sebastião do Maranhão, Itambacuri, Poté, Setubinha, Água Boa, São Pedro do Suaçuí, Simonésia, Teófilo Otoni, Ipatinga, Alpercata, Itanhomi, Santa Rita do Itueto, Alvarenga, Conceição de Ipanema, Manhuaçu, Mutum, Santana do Manhuaçu e Novo Cruzeiro) já fazem parte da área de recomendação para vacinação, assim como todo o estado de Minas Gerais.

A vacinação imediata contra febre amarela deve ser, preferencialmente, a pessoas que vivem em áreas rurais dos municípios com casos suspeitos e a pessoas que nunca se imunizaram contra a doença.

Vacinação 
A Organização Mundial da Saúde considera que apenas uma dose da vacina já é suficiente para a proteção por toda a vida. No entanto, como medida adicional de proteção, o Ministério da Saúde definiu a manutenção do esquema de duas doses da vacina Febre Amarela no Calendário Nacional, sendo uma dose aos noves meses de idade e um reforço aos quatro anos.

A recomendação de vacinação para o restante do país continua a mesma: toda pessoa que reside em Áreas com Recomendação da Vacina contra febre amarela e pessoas que vão viajar para regiões silvestres, rurais ou de mata dentro dessas áreas, deve se imunizar. Os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Espírito Santo e Rio de Janeiro estão fora da área de recomendação para a vacina.

É importante informar que a vacina contra a febre amarela é ofertada no Calendário Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) e é enviada, mensalmente, para todo o país. Em 2016, o total distribuído foi de mais de 16 milhões de doses. A vacina é altamente eficaz e segura para o uso, a partir dos nove meses de idade, em residentes e viajantes a áreas endêmicas ou, a partir de seis meses de idade, em situações de surto da doença.

Com informações do Ministério da Saúde
*Foto: reprodução



Simone Marques
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Patos de Minas 
3822-9680 / 3822-9120
www.patosdeminas.mg.gov.br
facebook: PrefeituraPatosDeMinas

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Paulinho da Viola apresenta show em Uberlândia ao lado dos filhos