Farmacêutico clínico ajuda a coibir automedicação no Brasil

O uso racional de medicamentos se tornou assunto de relevância no país; Farmacêutico do Centro Paulista de Oncologia comenta a importância da atuação desse tipo de profissional em farmácias, drogarias e centros de atendimento

A automedicação no Brasil é um problema de saúde pública e pode provocar sérios danos à saúde. Pesquisas apontam que 76,4% dos brasileiros possuem o hábito de se automedicar. Além disso, o Ministério da Saúde registrou 60 mil casos de internações hospitalares derivados do uso irracional de medicamentos nos últimos cinco anos. Esse quadro tende a se agravar pelo envelhecimento da população, principalmente quando envolve a adição de novas drogas a um tratamento já existente.Imagem:Gazeta de Muriae


Em contrapartida, com a aprovação da Resolução que permite a prescrição farmacêutica, a assistência medicamentosa se tornou muito mais segura em quaisquer locais onde o paciente necessite comprar um remédio ou realizar um acompanhamento médico. Além disso, atualmente o farmacêutico possui maiores atribuições na prática clinica, passando a ter mais destaque em estabelecimentos como farmácias, drogarias e centros de atendimento. Exemplo desse novo modelo clínico é o do Centro Paulista de Oncologia CPO – Grupo Oncoclínicas.
Referência no tratamento integral e individualizado do paciente oncológico, o CPO possui equipe multidisciplinar composta por psicólogos, nutricionistas, enfermeiros, fisioterapeutas e farmacêuticos, que acompanham o dia a dia do paciente em todas as suas necessidades. Com ambulatórios internos e de ponta, o farmacêutico é responsável pela reconciliação medicamentosa – realizada no início de um tratamento oncológico, mudança de tratamento ou inclusão de novos medicamentos.

“Fazemos o acompanhamento farmacoterapêutico para saber quais são as medicações habituais do paciente antes de qualquer início de tratamento no CPO. A avaliação compara os remédios de uso contínuo com o tratamento que ele realizará em uma de nossas unidades. Com isso, é possível verificar se a administração do medicamento está correta, se a dose prescrita está adequada e eventualmente identificar potenciais interações com alimentos ou outros medicamentos, que podem prejudicar seu tratamento como um todo”, avalia o farmacêutico Diego Valente do CPO.

Os medicamentos que o especialista destaca como de uso comum e que podem interferir no tratamento são os conhecidos analgésicos, anti-inflamatórios, descongestionantes nasais e antiácidos. “São remédios que podem ser facilmente comprados sem receita médica e, apesar de parecerem inofensivos, podem interagir com outras medicações, aumentar os efeitos colaterais ou diminuir a eficácia do tratamento”.

Para o futuro, o farmacêutico enxerga uma diminuição no consumo irregular de medicamentos, pois já é realidade no Brasil o controle das vendas destas drogas em estabelecimentos de saúde. Adicionalmente, o reforço do papel do farmacêutico clínico ajuda a evitar intoxicação pelo uso contínuo e indiscriminado de certas substâncias – sem o aval de um profissional da saúde.

Sobre o CPO

Fundado há mais de três décadas pelos oncologistas clínicos Sergio Simon e Rene Gansl, o Centro Paulista de Oncologia CPO - Grupo Oncoclínicas, oferece cuidado integral e individualizado ao paciente oncológico. Com um corpo clínico com mais de 50 oncologistas e hematologistas e uma capacitada equipe multiprofissional com psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos, enfermeiros e reflexologistas. Oferece consultas médicas oncológicas e hematológicas, aplicação ambulatorial de quimioterápicos, imunobiológicos e medicamentos de suporte, assistência multidisciplinar ambulatorial, além de um serviço de apoio telefônico aos pacientes 24 horas por dia e acompanhamento médico durante internações hospitalares.

O CPO possui a acreditação em nível III pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e a Acreditação Canadense Diamante (Accreditation Canada), do Canadian Council on Health Services Accreditation, o que confere ao serviço os certificados de "excelência em gestão e assistência” e qualifica a instituição no exercício das melhores práticas da medicina de acordo com os padrões internacionais de avaliação. A instituição possui uma parceria internacional com o Dana Farber Institute / Harvard Cancer Center, que garante a possibilidade de intercâmbio de informações entre os especialistas brasileiros e americanos, bem como discussão de casos clínicos. Além disso, ainda, proporciona a educação médica continuada do corpo clínico do CPO, com aulas, intercâmbios e eventos com novidades em estudos e avanços no tratamento da doença. Atualmente o CPO possui duas unidades de atendimento em São Paulo, nos bairros de Higienópolis e Vila Olímpia.



DIGITAL TRIX

Paula Cohn – paula.cohn@digitaltrix.com.br
Ana Paula Guedes – ana.guedes@digitaltrix.com.br
Beatriz Destefani – beatriz.destefani@digitaltrix.com.br
Daniel Agrela – daniel.agrela@digitaltrix.com.br
55 11 3255-8718
55 11 99134-4154
www.digitaltrix.com.br






Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos