Vereadores mudam Lei Orgânica e agora pagamento dos servidores públicos é sem parcelamento e em dia


Vereadores da Câmara Municipal de Uberlândia aprovaram por 24 votos, em segunda discussão, na primeira sessão legislativa ordinária do mês de dezembro, realizada na manhã desta segunda-feira, dia 5, PEO (Proposta de Emenda Orgânica), acrescentando no inciso VII do art. 61 da Lei Orgânica do Município, o seguinte texto: “O pagamento dos vencimentos, vantagens e demais parcelas que compõem a remuneração do funcionalismo público municipal, dos ativos, inativos e pensionistas, da administração direta e indireta, autárquica e fundacional, deve ocorrer em parcela única e até o último dia útil do mês a que se referir”.

Esta emenda a Lei Orgânica entrará em vigor na data de sua publicação, o que deverá ocorrer nas próximas horas no jornal “O Legislativo”, órgão oficial dos atos da Câmara Municipal, depois de promulgada pelo presidente da Casa, vereador Alexandre Nogueira (PSD), que é um dos signatários da emenda, junto com outros 25 vereadores.
A proposta noriginal  é de autoria do vereador Adriano Zago (PMDB) que tem como coautores 21 outros vereadores.

Justificativa
Na justificativa que acompanha o projeto aprovado por unanimidade nesta segunda-feira, os 25 vereadores que assinam o importante documento afirmam, que “é de costume, há mais de 20 anos, que a administração municipal faça o depósito das verbas salariais de seus servidores no último dia útil de casa mês. Porém, nos últimos 9 meses, apesar de inexistir lei autorizando, o Poder Executivo proceda ao pagamento em atraso e parcelas dos vencimentos do seu quadro de servidores. Ainda que a verba alimentar se constitua em direito fundamental de qualquer trabalhador, ele exige termo certo e expressa par seu adimplemento”.

Estatuto omisso
Na Lei Complementar nº 40/1992, o Estatuto Servidor, foi omissa quanto à fixação desta data, referindo em seu art. 261 que aos casos omissos aplica-se subsidiariamente as normas do pessoal Civil do Estado de Minas Gerais e da União. No nível estadual também há omissão, já no âmbito federal a MP 2165-36/2001 fixa data para pagamento nunca posterior ao segundo dia útil. Já os servidores do Legislativo possuem a mesma data prevista neste projeto como data de pagamento desde 2007, por força da Portaria nº 119/07 da Câmara de Vereadores. Servindo a Emenda aprovada também para conferir isonomia aos demais servidores municipais.

ADEMIR REIS

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos