Senar e Sindicato ofertam curso a gestores de fazendas no noroeste

O mundo está em constante transformação, e com o meio rural não é diferente. Por isso o Senar investe tanto em Formação Profissional Rural. Afinal, as fazendas vêm se transformando em “empresas rurais”, e os produtores em “empresários rurais”.
Nos dias de hoje, não há como se manter no campo sem conhecimentos mínimos de gestão, por exemplo. Um dos cursos do Senar com este intuito é o de Gestão de Pessoas. Neste mês, o curso foi ofertado a gerentes, supervisores e proprietários de fazendas na região noroeste do estado, graças à parceria do Senar com o Sindicato dos Produtores Rurais de Paracatu.

Anelí Kraemer foi uma das participantes. Ela é gerente administrativa do Grupo Furlan, que há mais de 30 anos produz milho (grão e semente), feijão e soja, em fazendas próximas a Paracatu e Brasilândia de Minas. Os produtos são comercializados em diversas regiões do país. Anelí coordena o setor fiscal, comercial, de controle de estoque, e de recursos humanos do Grupo, que tem atualmente mais de 50 funcionários.

“Não é fácil administrar uma empresa desse porte. Nossos funcionários sempre tiveram muitas dificuldades, a maioria deles não tem noções de organização e planejamento, por exemplo. Estou repassando a eles o que aprendi no curso, e estamos mudando a maneira de trabalhar. Começamos a fazer reuniões semanais, e eles estão comprometidos e ansiosos pra verem os resultados das mudanças”, revela.
Segundo o administrador e instrutor do Senar, Daniel Couto, o curso Gestão de Pessoas é voltado para as relações humanas, desenvolvimento das competências empreendedoras, análise de perfis de liderança, desenvolvimento de líderes, dentre outros. “Problemas nas fazendas são comuns quando há falhas de gestão. Percebo constantemente que há falhas no processo de comunicação das equipes de trabalho, vaidades, falta de conhecimento de mérito, de clareza nas regras e procedimentos internos das organizações, além de estilos de liderança pouco flexíveis. Após o curso, os líderes irão lidar com as equipes de trabalho com um olhar diferente, voltado para o crescimento coletivo e desenvolvimento das pessoas”.

    
Elcio Fonseca Chaves Júnior
Assessor de Comunicação / Regional de Patos de Minas - ER08
Tel.: 55 34 3821.8366 • Fax: 55 34 3821.8366imprensa.patos@senarminas.org.br • www.sistemafaemg.org.brServiço Nacional de Aprendizagem Rural

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos