Ecomondo: Feira apresenta soluções para o aproveitamento de resíduos

 Comitiva de lideranças patenses voltou admirada com o que viram
 O presidente do Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil), José Carlos Borges dos Reis; a presidente do Sindivest (Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário), Teresinha Martins e a coordenadora executiva do Sinduscon, Sindivest e Sindimetal (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico), Michele Donato tiveram o privilégio de participar da Feira Internacional Ecomondo, na Itália. Todos ficaram encantados com as soluções e as tecnologias que puderam conhecer para o processamento e reciclagem dos mais variados tipos de resíduos, durante a Feira e também, em visitas técnicas.



Segundo José Carlos, pode-se constatar a diferença cultural entre a população europeia e a brasileira. “A diferença está na conscientização da comunidade para a importância da coleta seletiva de lixo. O Aterro Sanitário que pudemos visitar é resultado de uma PPP – Parceria Público-Privada que dá certo. Além de uma quantidade pequena de lixo ser direcionada para o aterro, a empresa responsável consegue gerar energia para 6 mil pessoas, a partir do gás produzido no próprio aterro”, comentou.


Esse fato chamou também, a atenção da Teresinha. Ela observou que o apoio do governo, aliado ao incentivo às iniciativas privadas, traz grande benefício, não só para a comunidade pela economia gerada em energia, mas principalmente, pelo respeito ao meio ambiente. “A maior parte do lixo é reaproveitado em soluções muito interessantes. Vejo que existe um grande mercado a ser explorado no Brasil, pela destinação correta e melhor aproveitamento do que é descartado nas indústrias e em nossas casas, principalmente”, destacou.

Os dois presidentes foram unânimes em perceber que a destinação dos resíduos nas indústrias, seja da construção civil, do vestuário ou de qualquer outro segmento é um processo que precisa ser implementado de maneira mais eficaz. “Atualmente, parte dos resíduos da construção civil é encaminhada para uma empresa que faz o reaproveitamento, mas ainda há muito o que se fazer”, disse José Carlos.

Já no setor de vestuário, Teresinha observou que teve a oportunidade de verificar formas de aproveitamento de peças de algodão como fertilizantes. “O Brasil tem muitas destas tecnologias à disposição, no entanto, é preciso haver uma mudança de comportamento e incentivos para os investimentos”, acrescentou.

A Ecomondo é um dos principais eventos mundiais, onde foram apresentadas tecnologias avançadas e sustentáveis para o processamento e reciclagem de todos os tipos de resíduos; tratamento e recuperação de água, águas residuais e sítios marinhos poluídos; uso eficiente e transformação de materiais brutos e processados e a promoção de matérias-primas renováveis.



Mariângela Nogueira | Analista de Comunicação
FIEMG Regional Alto Paranaíba
Sistema FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais
Tel.: (34) 3823-3999
regional-ap@fiemg.com.br l www.fiemg.com.br

Comentários

potagens mais vistas

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Meu Café no Sistema FAEMG

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Paulinho da Viola apresenta show em Uberlândia ao lado dos filhos