Festa do Carro de Boi é tradição no Distrito de Retiro da Roça –Municipio de Lagamar

Neste ano ,na 12ª edição da festa de carros de bois ,cerca de 80 carros enfrentaram uma sinuosa estrada que traz até o distrito ,começando na Fazenda do Pecuarista Bolívar Antonio Fonseca neste ano,fazendo pouso na Fazenda do popular  Pelotinha na margens do Rio Santa Catarina , percorrendo um trajeto de volta até a fazenda do também pecuarista Sr. Valkir Gurgel ,na carreata de 78 carros carregados de variadas espécies e decorados e cada um podia ter os adereços que mais acharam oportunos para o evento,mostrando a beleza e o tradicionalismo da festa regional,que a cada ano cresce em numero de participantes e no trajeto e os pousos determinados,que eram de três dias agora na possibilidade de ser de quatro dias e mais um pouso durante as festividades.

O carro de boi é um dos mais primitivos e simples meios utilizados para o transporte de cargas e, até hoje, é encontrado no meio rural. No Retiro da Roça, no Município de Lagamar (MG), todos os anos, a vila para com o desfile dos carros de boi. Neste ano, décima segunda edição do evento, cerca de 80 carros bois desfilaram pelas ruas da cidade, além de uma infinidade de  cavaleiros, segundo a organização. 
"É um orgulho para mim, é uma forma de manter vivas as raízes. Acho bom que se mantenha a tradição, de lembrar-se do trabalho dos nossos antepassados", afirma Valkir Gurgel que viveu 30 anos nos EEUU e voltou para suas raízes para reviver os tempos de crianças em que junto à família tinha que conviver com este meio de transporte que hoje está sendo difundido por todo o Brasil e por todos os países.

"A Tradição tem que manter e é demais, às vezes pensam que falo muito, mas trajeto como este percorrido pela comitiva dos carros, não tem como melhorar, está bom demais! o que resta a fazer é aumentar o trajeto e crescer a festa, porque esta chegada não tem como fazer igual”,e para nossa festa continuar tendo o brilho sempre teremos que ter o Mauricio Araujo para abrilhantar a Festa do Carro de Boi.” enfatizou Silvano da Patos Eixo.

A Presença de Carreiros de outro município já virou tradição na região, advindo de já famosas festas realizadas nos município do Vazante, Coromandel, Abadia dos Dourados, Patrocínio,Patos de Minas, Guimarânia, Serra do Salitre  e outros municípios da Região ,do Alto Paranaíba ,Triangulo Mineiro e Noroeste de Minas.

A chegada dos Carros no final da festa é de uma rara beleza e uma profunda alegria estampada nos rostos dos participantes, para uns a primeira vez, e, para outros o prazer de estar revivendo momentos que outrora era o seu dia, lembrando que este trabalho com os bois gerava sustento para as famílias de muitos na região.
A Equipe Organizadora, formada de parceiros fiéis à tradição não mediram esforços para que o acontecimento fechasse com chave de ouro, de primeira trouxeram o Radialista e Locutor da Liberdade FM de Vazante Mauricio Araujo, para narrar a chegada à Fazenda da família do Sr. Valkir, que junto a seu pai e familiares organizaram uma recepção a altura recebendo os convidados de cidades da Região contando com a colaboração dos amigos e parceiros:

No Comando da Cozinha a Valeria e Paula, com a participação de Isaura, Glorinha Edna e Aparecida, com uma receita que vem de muitos e muitos anos, a verdadeira comida caipira.


Além do Valkir e seus familiares, a participação efetiva do Bolívar Antonio Fonseca, Saturnino,Joaquim Ricardo e Eustáquio Jacaré, que muito empenharam na realização desta grandiosa festa que a cada ano vem crescendo na região, e, com a premissa de atingir no próximo ano mais de 100 carros de bois em quatro dias de festa conforme nos informou o Bolívar.









































Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023