Terceiro LIRAa do ano aponta estado de alerta contra dengue

g1.globo.com
O terceiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) deste ano percorreu e vistoriou 10.795 imóveis de Uberlândia e revela que a cidade está em situação de médio risco. Divulgado nesta sexta-feira (16) pelo Centro de Controle de Zoonoses, o levantamento mostrou que 1,1% dos domicílios pesquisados possuem focos de reprodução do vetor da dengue, o que significa manter situação de alerta para epidemia da doença. No ano anterior, o índice do terceiro levantamento foi de 1,4%.

Em Uberlândia, os bairros com índices mais elevados estão no estrato 16 (Brasil, Umuarama, Alto Umuarama, Cond. Call Center) com 3,0%; no estrato 19 (Jardim Ipanema, Dom Almir, Prosperidade, Jardim Sucupira, Joana D'arc, Residencial Integração, Povoado Santa Clara e Portal do Vale) com 2,8%; e no estrato 11 (Jardim Holanda, Cond. Morada da Palmeira, Jardim Canaã, Jardim Maanaim) com 2,2%.

idealmt.com.br
O LIRAa também apurou que 97,5% dos focos do mosquito estão dentro dos domicílios e 2,5% em terrenos baldios. Nas residências, 90% dos focos são encontrados nas áreas externas, como quintal, varandas e garagens, principalmente em depósitos fixos (tanques, obras e borracharias, calhas, lajes), depósitos móveis (vasos/frascos, pratos, bebedouros) e depósitos ao nível do solo (barril, tina, tambor, tanque e poço).
O coordenador do Programa de Controle de Dengue, Edimar Olegário, esclarece que os resultados do LIRAa são importantes para direcionar as ações de campo e priorizar os estratos de maior índice. Nas próximas semanas, o trabalho será intensificado nos bairros que apresentaram maior incidência de focos. Na segunda-feira (19) será feito um trabalho de visita no bairro Umuarama e na quarta-feira (21), no Brasil.

Ações

Samuel do Carmo Lima, diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, conta que a coordenação da Vigilância Epidemiológica (VIGEP) trabalha uma aproximação do Programa de Controle de Dengue com as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) para unificar as áreas geográficas de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes e Controle de Zoonoses (ACZ). “Estamos capacitando de 6 a 8 unidades por vez para que os agentes comunitários de saúde, de zoonoses e de saúde escolar estabeleçam em cada território de UBSF, junto à coordenadora, uma estratégia de mobilização social e articulação intersetorial para a vigilância e controle da dengue, buscando propostas e ações para que as instituições sociais e a população também se envolvam na prevenção contra a dengue”, explica. Além dessas ações, o Centro de Controle de Zoonoses segue com as visitas domiciliares, recolhimento de criadouros, visitas em pontos estratégicos com grandes instituições e recolhimento de pneus.

O combate em casa:

- Trocar a água dos jarros de flores e bebedouros de animais domésticos diariamente e manter seco os pratos que ficam embaixo dos vasos de plantas;

- Acondicionar lixo em saco plástico e não descartar vasilhames, cascas de ovo, tampinhas de garrafas no quintal ou em vias públicas;

- Armazenar garrafas e pneus em locais cobertos e com a abertura da tampa da garrafa para baixo;

- Higienizar calhas e ralos de banheiro para que resíduos não favoreçam o acúmulo de água e caso tenha piscina em desuso, acione o CCZ e faça o controle ambiental com peixes no local.

O que significam os índices do LIRAa:

- Inferior a 1%: está em condição satisfatória

- De 1% a 3,9%: está em situação de alerta

- Superior a 4%: há risco de epidemia


Clarice Sousa
Assessoria de Comunicação em Saúde

Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG
(34) 3239-2684 / 2441 / 2883

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Paulinho da Viola apresenta show em Uberlândia ao lado dos filhos